Dar entrada em um hospital com uma doença simples e ser obrigado a permanecer no ambiente por uma piora no estado de saúde é algo mais comum do que gostaríamos de acreditar e, em muitos casos, os motivos estão na própria estrutura da instituição que nos deixa ainda mais doente.
Em um corajoso artigo para o jornal The New York Times, o médico residente Dhruv Khullar afirma que a arquitetura dos hospitais está é uma das culpadas pela piora no estado de saúde de pacientes e, ao citar várias pesquisas, explica os motivos de seus pontos de vista.
Como a construção dos hospitais afeta a saúde dos pacientes
O especialista conta que os hospitais estão entre as instalações com construções mais caras, com infraestruturas complexas, tecnologias, regulamentos e códigos de segurança. Mas o dia a dia sugere que estamos arquitetando tudo errado e que as deficiências não são simplesmente inconvenientes. Todas essas falhas de projeto, segundo o médico, podem estar nos matando.
Não é segredo que as infecções hospitalares são um enorme contribuinte para doenças e mortes, afetando até 30% dos pacientes da unidade de terapia intensiva. Pesquisas sugerem que salas privadas podem reduzir o risco de infecções transmitidas pelo ar e por contato com superfícies contaminadas.
O médico cita um estudo que relatou que a transição de salas compartilhadas para salas privadas diminuiu as infecções bacterianas pela metade e reduziu o tempo de hospitalização dos pacientes em até 10%.
Outros trabalhos ainda sugerem que o aumento do custo de quartos de ocupação única é compensado pelo dinheiro economizado por causa de menos infecções. Instalar superfícies mais fáceis de limpar e filtros de ar de alta qualidade também podem reduzir as taxas de infecção.
Outra situação relatada pelo especialista está relacionada a quedas e acidentes em hospitais que podem levar a lesões graves, estadias mais longas e aumento significativo de custos. Muitas vezes, desorientado pela dor e por medicamentos, pacientes ficam mais suscetíveis à queda e uma série de fatores arquitetônicos contribuem para o problema, como áreas mal iluminadas, pisos escorregadios, além de banheiros que são muito altos ou muito baixos.
O médico ainda cita o problema do ruído nos hospitais que, segundo ele, excede as recomendações baseadas em diversas diretrizes, atrapalhando o sono dos pacientes e, consequentemente, retardando sua melhora.
Saúde e bem-estar
- Sem tempo (ou dinheiro) para viajar? Meditar pode ser melhor que tirar férias
- Ardência no nariz: o que pode ser? Como aliviar a sensação?
- O que acontece com seu corpo se passa mais de 10 horas por dia sentado?