Medicina tibetana: terapia para o corpo e a mente

por | mar 28, 2014 | Saúde

Você conhece a terapia tibetana? Essa medicina alternativa é uma prática milenar realizada no Tibete, especialmente nos mosteiros. Para os adeptos a essa terapia, as doenças que afetam a saúde do corpo têm origem nas atitudes e no estilo de vida de cada um. Por isso, quando algum órgão enfrenta uma enfermidade, a dor está relacionada ao posicionamento pessoal diante da vida, do positivismo e da espiritualidade.

Leia também:
O que é medicina ayurvédica
C
onheça a terapia holística
S
hiatsu para relaxar

Segundo os mestres tibetanos, a saúde não está ligada somente ao físico, mas também à mente – as emoções negativas afetam o corpo. “É possível que o sucesso que a medicina tibetana alcançou nos últimos anos seja devido em parte à visibilidade que Dalai Lama conquistou no mundo recentemente. Essa visão global que a medicina tibetana resgata ao considerar o ser humano além de seu aspecto corporal valoriza o corpo, mente, alma, energia e meio ambiente”, explica a bioquímica e terapeuta Heloisa Bernardes, em seu livro Joias Raras da Saúde.

Técnicas da terapia tibetana

Meditação

O tratamento pela terapia tibetana se inicia no espírito, já que, para esta filosofia, a perturbação mental está entre as principais causas para as doenças. Durante o processo, alguns mantras são repetidos, com o “Ohm”. Pronunciado em tom grave, esse mantra faz vibrar o topo da cabeça, o que promove a libertação do espírito. Além desse, os mantras “Om ma ni pad me hum” e “Tchich NHât Hanth”, são alguns dos mais utilizados.

Acupuntura

A acupuntura, que tem origem na medicina chinesa tradicional, também faz parte da terapia tibetana, com a particularidade de ser realizada com minipastilhas e não com agulhas. “Com auxílio de alguns mestres da acupuntura, escolhi determinados pontos que poderão ser tratados, em muitos casos, pelo próprio indivíduo. Essa técnica pode ser aplicada para resolver problemas dos órgãos que apresentam desequilíbrios”, conta Heloisa.

Concos tibetanos: massagens sonoras

O som também tem poder curativo para a tradição tibetana e, por meio da vibração de taças, essa técnica tem como objetivo influenciar direta e indiretamente no organismo. Fabricadas com materiais especiais, a taças fazem vibrar diversos tons sonoros de uma única vez. Essas vibrações espalham-se pelo corpo, influenciando as células e são utilizadas para tratar problemas como dores musculares, bloqueio emocional, baixa autoestima e falta de criatividade.

Serviço

Livro: Joias Raras da Saúde
Autora: Heloisa Bernardes
Editora Planeta do Brasil
176 páginas
Preço: R$ 24,90