Muitas pessoas procuram os tratamentos alterativos, principalmente como um complemento à medicina convencional, que usa medicação alopática. As práticas de medicina alternativa, como homeopatia, acupuntura e yoga, são baseadas em sua maioria em questões holísticas e procuram tratar os problemas físicos e emocionais com métodos naturais. Veja quais são as três práticas de medicina alternativa mais populares.
Leia também
Acupuntura ajuda a emagrecer e a reduzir flacidez, celulites e rugas
Reflexologia: dos pés para o corpo todo
Cada tipo de massagem traz um benefício diferente para o corpo; conheça
Homeopatia
As doses homeopáticas podem ser administradas em gotas ou glóbulos / Crédito: Thinkstock
Um dos tratamentos alternativos mais populares, a homeopatia foi criada na Alemanha no final do século XVIII e consiste em tipo de medicina alternativa que procura tratar todas as disfunções presentes no organismo. Como reestabelece o equilíbrio e reduz a ansiedade, a homeopatia ajuda a emagrecer, por exemplo. Baseada na ideia de que o é possível curar um problema com o semelhante. Segundo farmacêutica e homeopata Adriana Márcia Gonçalves, a homeopatia procura identificar o problema e tratar o paciente como um todo. Depois de uma consulta com um médico homeopata que analisa a rotina, o histórico e o comportamento, o paciente recebe a prescrição de uma fórmula personalizada que pode ser ingerida por meio de gotas ou glóbulos em dose única ou fracionada.
Acupuntura
Técnica milenar da terapia tradicional chinesa, a acupuntura trata questões físicas e psicológicas a partir de pontos específicos do corpo. “A acupuntura não trata a doença, trata um organismo como um todo, cuidando de todas as queixas ao mesmo tempo”, explica a acupunturista Aparecida Enomoto, especialista em Medicina Tradicional Chinesa. As agulhas ou sementes, colocadas em pontos específicos do corpo, estimulam o sistema nervoso central. Segundo a especialista, a técnica pode ser feita em qualquer idade e é indicada inclusive para pessoas que querem emagrecer.
Yoga
A yoga ajuda a emagrecer e controlar a pressão e o diabetes / Crédito: Thinkstock
A técnica milenar reduz o estresse, ajuda a combater os sintomas da depressão, é aliada no emagrecimento, ajuda a controlar a pressão e a diabetes. Por meio da combinação de posturas físicas e alongamento com respiração de relaxamento e meditação, a yoga ajuda a unir o corpo, a mente e o espírito para que o organismo esteja sempre em equilíbrio. “Além de melhorar o ânimo, diminui a ansiedade e promove benefícios físicos como diminuição das dores no corpo, aumento da força, da flexibilidade, do alongamento e da mobilidade”, completa o professor Sânio Gomes, do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas, em São Paulo.
Quer conhecer outro tratamento alternativo? Assista ao vídeo e conheça os florais de Bach: