Mariah Carey revela doença mental que tem há 17 anos e pensava ser distúrbio do sono

por | abr 11, 2018 | Saúde

A cantora norte-americana Mariah Carey revelou ter uma doença mental incapacitante que foi confundida no início com um severo distúrbio de sono. Trata-se do transtorno bipolar, condição que ela descobriu em 2001, mas escolheu revelar só agora.

Mariah Carey tem transtorno bipolar

Getty Images

O diagnóstico de Mariah ocorreu quando ela foi hospitalizada por um surto físico e mental, em 2001. “Eu não queria acreditar”, contou em entrevista exclusiva à revista People.

Ela conta que por muito tempo pensou que tinha um transtorno do sono, já que tinha dificuldade para dormir. Porém, sua insônia não consistia em ficar acordada “contando carneirinhos”, mas sim trabalhando.

“Eu ficava irritada e constantemente com medo de decepcionar as pessoas, porque estava experimentando uma forma de mania. Eventualmente, poderia bater até mesmo em uma parede. Eu acho que meus episódios depressivos eram caracterizados por baixa energia, então eu me sentia solitária e triste – até mesmo culpada por não fazer o que eu precisava pela minha carreira”, revelou.

Tratamento da bipolaridade de Mariah Carey

https://www.instagram.com/p/BdKYqiUHcQR

Apesar da descoberta, Carey disse que iniciou o tratamento para o transtorno recentemente, após vivenciar os dois piores anos de sua vida.

“Até recentemente, eu vivia em negação e isolamento e com medo de ser exposta. Era um fardo pesado demais para carregar e eu simplesmente não podia mais fazer isso. Eu procurei e recebi tratamento, coloquei pessoas positivas ao meu redor e voltei a fazer o que eu amo – escrever e fazer música”, declarou.

Atualmente, a cantora faz terapia e toma medicamentos para controlar a desordem, classificada como tipo II.

https://www.instagram.com/p/BRNUgFNjK71

A cantora relatou melhora com os remédios e afirmou que não sente efeitos colaterais relevantes. “Encontrar o equilíbrio adequado é o mais importante”, destacou ela.

Transtorno bipolar tipo 2

Shutterstock

Transtorno bipolar é um problema que alterna involuntariamente episódios de exaltação e euforia, que fazem parte da fase de mania ou hipomania, com outros de tristeza e desânimo, relativos à fase depressiva.

O distúrbio é crônico e as fases podem surgir de forma parcial e intercalada, ou seja, alternando-se, conjuntamente ou espaçadas por períodos assintomáticos.

O tipo de bipolaridade de Mariah Carrey é o 2, que tem como característica pelo menos um episódio de hipomania e ao menos um depressivo.

Transtorno bipolar: leia mais