https://www.instagram.com/p/CZByce0uozS/
A cantora e agora ex-BBB Maria enfrenta um diagnóstico recente de hipotireoidismo, que veio durante a pandemia. O quadro surgiu a partir de sintomas bem específicos que apareceram na pele, unha e cabelos. Inclusive, enquanto estava na casa mais vigiada do Brasil, ela chegou a tocar no assunto.
Maria descobriu hipotireoidismo por sintomas na pele e cabelos
https://www.instagram.com/p/CY874yVrp8m/
Em conversa com os brothers durante uma das festas no Big Brother Brasil, Maria chegou a falar publicamente pela primeira vez sobre seu diagnóstico de hipotireoidismo.
Ela descobriu a doença durante a pandemia, nos intervalos de gravação da novela “Amor de Mãe”, em 2020.
Segundo a gerente de mídias Gabrielle Oliveira Lopes, uma de suas amigas mais próximas — e também uma das responsáveis pelas redes sociais de Maria enquanto ela esteve no BBB 22 —, a cantora descobriu a doença no acaso, por conta dos sinais iniciais.
“Durante a pandemia nos intervalos de gravação da novela, ela começou a perceber manchas na pele, cabelos ressecados e as unhas frágeis. Ela colocava unhas de fibra de vidro e às vezes na mesma semana elas caíam. Foi procurar um dermatologista justamente por conta das manchas e o diagnóstico foi de pano branco [uma micose causada pela presença de fungos na pele].”
Após passar pelo dermatologista, começou o tratamento. Entretanto, logo Maria percebeu que não estava adiantando. Foi investigando mais a fundo junto a um endocrinologista que ela descobriu que sofria de hipotireoidismo.
Tem vídeo pic.twitter.com/7rd7s4w0J2
— Central Maria 🐍 (@centralmariabr) February 3, 2022
Conversamos com a endocrinologista Ana Carolina Fonseca, da Universidade Federal de Goiás, para entender melhor quão comuns são esses sinais da doença.
Ela explica que sintomas relacionados a pele ou cabelos podem ocorrer entre 50 a 90% das pessoas com hipotireoidismo. Entretanto, ela ressalta que “inúmeras outras situações clínicas podem acarretar esses mesmos sintomas”, sendo frequentes em pessoas com hipotireoidismo, mas não específicos da doença.
Por isso, é possível que o hipotireoidismo seja confundido com outros quadros de saúde e é importante que um ou mais médicos sejam sempre consultados.
Outros sintomas de hipotireoidismo de Maria
https://www.instagram.com/p/CZMVO6LrYtu/
Em 2021, alguns sintomas do hipotireoidismo voltaram com mais força: Maria voltou a sentir um grande cansaço, passava quase o dia todo dormindo e sentia um inchaço nos pés. “Achamos até que fosse a depressão, e ela estava ligando muito essas coisas ao psicológico, ninguém pensou que poderia ser a tireoide de novo”, contou Gabrielle.
https://twitter.com/marquezinz/status/1488372833294159872
Só em 4 de janeiro desse ano a cantora passou a tomar a medicação apropriada. “Ela ficou três dias tomando e realmente voltou com a medicação em 7 de janeiro”, disse a amiga.
Maria chegou a relatar, inclusive, como a doença afetava seu rendimento no Big Brother. “Eu sinto cansaço, dá vontade de dormir o dia todo… A prova de ontem me deu uma desanimada (…), fico às vezes chateada”, disse Maria.
O que é o hipotireoidismo?
O hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide, glândula reguladora de órgãos importantes do organismo. A doença se caracteriza pela queda na produção de dois hormônios: o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).
O tratamento é feito com uso diários de remédios prescritos por médicos, como a levotiroxina. Com o uso regular da medicação, pessoas com hipotiroidismo podem levar uma vida saudável e completamente normal.
Segundo informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o não tratamento da doença pode acarretar em redução de performance física e mental do adulto, além de chances de problemas cardíacos e aumento de níveis de colesterol.
Outros sintomas comuns da doença listados pela organização são: depressão, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, dores musculares, pele seca, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue.