Mecanismo está ligado ao trabalho do corpo em se manter aquecido
Por menos água que você beba no inverno, você sente que faz mais xixi? Saiba que isso não é só impressão.
As mudanças de temperatura, de fato, alteram alguns funcionamentos do nosso corpo e um deles é a quantidade de idas ao banheiro. Isso, inclusive, tem uma explicação científica que te ajuda a se manter aquecido. Entenda abaixo.
Por que fazemos mais xixi no inverno?

Segundo Ana Bonassa, uma das integrantes da página @nuncavi1cientista no Instagram, o maior motivo para que isso aconteça é um mecanismo do nosso corpo para manter a temperatura dos órgãos quentes.
“No frio, vasos sanguíneos da pele e extremidades do corpo ficam mais contraídos para evitar que a gente perca calor pro ambiente através da pele, mantendo o sangue quentinho mais nos órgãos vitais. E é isso que deixa nossos órgãos aquecidos, mas acaba também deixando as extremidades mais frias”, explica.
Além disso, por ser um mecanismo para resfriar o corpo em dias de calor, quase não transpiramos durante o inverno. Por não estar perdendo água e graças à contração dos vasos, há um aumento da pressão arterial. Logo, para evitar problemas maiores, o nosso corpo passa a eliminar líquido por meio da urina para normalizar a pressão. Isso é chamado diurese do frio.
“Por isso que, mesmo sem muita sede, você precisa continuar bebendo água quando tiver frio. Ou você pode acabar desidratando”, completa.