Apareceram linhas nas suas unhas? Saiba o que significam e quando se preocupar

Marcas costumam ser um sinal de envelhecimento, mas também podem ter causas de saúde

Embora sejam vistas muito mais como um detalhe, as unhas refletem muito sobre como está a nossa saúde. Por isso, qualquer alteração nelas deve despertar um interesse de compreender a causa.

As linhas nas unhas, por exemplo, são alterações na textura e têm diversas possibilidades de causas. Entenda melhor abaixo.

O que significam as linhas nas unhas?

(Crédito: freepik/freepik)

Linhas verticais

Esse tipo de alteração na textura que vai da base até a ponta das unhas são as mais comuns e, na maioria das vezes, não indicam problema de saúde. Isso porque elas podem aparecer devido à redução da renovação celular e da produção de queratina. Ainda assim, podem indicar questões como:

  • Psoríase ou líquen plano;
  • Dermatite atópica;
  • Baixa ingestão ou absorção de ferro, zinco, cálcio e vitamina B12;
  • Alopecia areata;
  • Lúpus, quando junto apresenta um ressecamento.

Se as ondulações estiverem muito marcadas ou vierem acompanhadas de fragilidade e descamação, por exemplo, vale investigar com um profissional de saúde.

Linhas horizontais

“Chamadas de linhas de Beau e podem surgir por diversos motivos, sendo mais comum o uso de espátulas para remover as cutículas. A fricção intensa deforma a unha, deixando-a mais frágil”, explicou a dermatologista Karina Frias em um post no Instagram.

No entanto, elas também surgem quando há uma interrupção temporária no crescimento das unhas. Isso pode acontecer após períodos de febre alta, infecções, cirurgias, estresse intenso ou até em decorrência de doenças sistêmicas, como diabetes e hipotireoidismo.

Saúde