Olhe no espelho e mostre a língua: se ela estiver rosada, sem rachaduras e nem cheiro desagradável, ela está saudável. Mas a língua esbranquiçada e com odor forte pede um pouco de sua atenção.
Leia também
Mau hálito: conheça as principais causas
Saúde bucal: saiba como evitar as doenças mais comuns
11 alimentos que destroem o esmalte do dente e comprometem seu sorriso
Língua branca: o que significa?

O dentista William Frossard, doutor em periodontia, explica que a língua fica branca por causa da formação de saburra lingual, uma camada áspera que se forma principalmente na parte posterior da superfície da língua.
Em alguns casos, esse biofilme lingual pode também ficar amarelado ou amarronzado e é comum que a pessoa que tem língua branca tenha mau hálito e alterações do paladar.
Por que a língua fica branca?
O problema é causado pela diminuição da produção de saliva, pela descamação anormal do epitélio da mucosa bucal ou pela associação das duas situações.
Essas alterações favorecem a proliferação de bactérias na cavidade bucal e, consequentemente, a formação dessa camada, composta por essas bactérias, pelas células do epitélio e por restos de alimento.
A alteração de saliva e a descamação podem ocorrer em consequência de doenças ou até de alguns hábitos que podem facilmente ser abandonados.
Hábitos que causam saburra
Ronco, uso de aparelhos ortodônticos, enxaguantes bucais com álcool e o costume de morder os dedos, lábios e bochechas são algumas das atividades rotineiras que podem alterar a salivação e a descamação da mucosa da boca.
Problemas no sistema respiratório

Pessoas que dormem com a boca aberta ou respiram constantemente pela boca, que possuem sinusite ou amígdalas inflamadas também podem ter saburra.
Problemas no sistema digestivo
Alterações da digestão, como o refluxo gastroesofágico, a carência de vitaminas, como as do complexo B e doenças do fígado que prejudicam a absorção de vitaminais e minerais também podem deixar a língua branca.
Doenças e medicamentos
Diabetes mellitus, mononucleose infecciosa e o uso de medicamentos que tenham como efeito colateral a diminuição do fluxo salivar, como algumas drogas usadas no tratamento do câncer, dão origem à saburra.
Como tratar
O especialista explica que existem três formas de eliminar a saburra:

– Remoção mecânica da saburra, fazendo uso de limpadores linguais;
– Manutenção da superfície lingual com máxima oxigenação, por meio de medicamentos ou até mesmo bochechos com água oxigenada diluída;
– Identificação da causa da diminuição do fluxo salivar ou da descamação da mucosa da boca para tratar o que está gerando o problema. Pode ser, por exemplo, eliminar um mau hábito ou trocar a medicação que diminui a salivação.