null: nullpx
dentes-Tasaudavel

Lente de contato nos dentes: dentista diz quem pode ou não colocar

Publicado 29 Out 2019 – 05:12 PM EDT | Atualizado 29 Out 2019 – 05:12 PM EDT
Compartilhar

Muito exibidos por celebridades que trabalham com a imagem, os dentes retinhos e brancos normalmente são resultado de um processo estético que inclui o uso das já famosas lentes de contato dentais.

O procedimento de clareamento dos dentes ainda não é barato, mas está cada vez mais acessível ao público em geral. No entanto, a questão financeira não é a única a ser levada em conta na hora de optar pelo método. Afinal, nem todas as pessoas podem colocar as lentes de contato nos dentes, afirma o ortodontista Gustavo Zanardi.

Quem não deve colocar lentes de contato nos dentes

As facetas não invasivas, ou lentes de contato dentais, como são popularmente conhecidas, são feitas de porcelana, em laboratório.

O procedimento consiste na aplicação das finas lâminas sobre os dentes e tem como objetivo melhorar a estética do sorriso, aumentando os dentes, mudando sua forma e sua cor.

Apesar dos resultados satisfatórios, apenas a minoria das pessoas pode receber este tipo restauração, diz o profissional.

Existe uma série de fatores que faz com que a colocação de lentes de contato dentais seja indicada e adequada. O procedimento, portanto, não é uma opção para:

  • Pessoas que não estão com os dentes completamente saudáveis
  • Pessoas que possuem restaurações
  • Pessoas que apresentam escurecimento nos dentes
  • Pessoas em tratamento de canal
  • Pessoas que possuem cáries dentais
  • Pessoas com problemas nas gengivas

A aplicação de facetas não invasivas só é indicada, portanto, depois que o paciente realizou todas as avaliações e os procedimentos que corrijam os problemas bucais. O profissional alerta ainda que as lentes são apenas complementares e não substituem os tratamentos ortodônticos.

Se você possui dentes tortos e mordida errada, deve fazer a correção com uso de aparelho e, somente depois, realizar as restaurações estéticas para mudar tamanho, forma e cor dos dentes.

Depois de realizar o procedimento, é preciso ainda visitar o dentista regularmente para eventual manutenção ou acompanhamento.

Cuidados com a saúde bucal

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse