A correria do dia a dia muitas vezes obriga algumas mulheres a recorrem a produtos de higiene práticos. O lenço umedecido é um deles. Comumente usado para substituir o papel higiênico ou limpar a região no fim doa dia, seu uso pode ser prejudicial e requer cuidados.
Veja tanbém:
4 erros que você comete ao usar sabonete íntimo que detonam sua saúde
Como evitar mau cheiro na vagina: 9 conselhos de ginecologistas
4 tipos de corrimento que são normais e 2 que merecem atenção
Para que serve?
De acordo a ginecologista Fernanda Pepicelli, os lenços umedecidos para a região íntima tem ph entre 5 e 6 e, por isso, não devem ser utilizados com frequência. “Eles podem remover a camada de proteção da pele da vulva e seus componentes químicos ainda podem causar alergia”, explica.
Como usar?
No entanto, em situações emergenciais, como para a higienização fora de casa ou me locais públicos, a alternativa pode ser viável e saudável. Mas, neste caso é necessário tomar cuidado. De acordo com a ginecologista Flávia Fairbanksa maneira correta e não prejudicial é não reaproveitando as folhas. “O lencinho é para passar apenas uma vez, da frente para trás. Depois de limpar a região anal, ele deve imediatamente descartado”, recomenda.
Onde comprar?
O produto é encontrado em mercados e em redes de drogaria e o valor varia de acordo com a marca, tendo preço médio de R$5,00.