Labirintite pode ser de 3 tipos: causas, sintomas e como tratar

por | fev 28, 2019 | Saúde

Labirintite é um termo leigo, porém já comum e consagrado na linguagem popular, utilizado para descrever genericamente as labirintopatias, ou seja, condições que afetam o ​​​​​​labirinto, que é a estrutura do ouvido interno responsável pela audição e pelo equilíbrio, explica Paulo Saraceni Neto, otorrinolaringologista do Hospital 9 de Julho.

Labirintite: tipos

De acordo com a otorrinolaringologista e médica do sono Luciane Mello, do Hospital Federal da Lagoa (RJ), labirintite é uma denominação vulgar dada a uma gama de distúrbios que tem como sintoma a tontura.

Labirintite viral

Trata-se de um tipo de labirintite provocada por algum tipo de vírus, como os de sarampo, caxumba, hepatite, entre outros. Quem sofre de labirintite viral, segundo informações do site médico WebMD, normalmente tem apenas um dos ouvidos afetados.

Labirintite metabólica

É causada por algum distúrbio metabólico, geralmente relacionado a quadros de colesterol alto, diabetes, hipertensão ou ingestão de alimentos que costumam provocar a condição, como cafeína, chocolate e doces em geral e álcool, explica a neurologista Carla Jevoux, membro da Academia Brasileira de Neurologia.

Labirintite emocional

A condição pode ser causada por fatores emocionais, como ansiedade, estresse, aborrecimentos, período de perda familiar ou excesso de trabalho, que são capazes de deixar o labirinto tonto.

ShutterStock

O que causa labirintite

A labirintite pode ter causas variadas que apontam algum desequilíbrio no organismo, seja ele físico ou mental. Entre os fatores de risco para a labirintite estão:

  • Hipoglicemia
  • Diabetes
  • Hipertensão
  • Níveis elevados de colesterol, triglicérides e ácido úrico
  • Estresse
  • Ansiedade
ShutterStock

Sintomas

Os sintomas de labirintite podem variar de pessoa para pessoa e somente o médico pode dar o diagnóstico certeiro da condição. No entanto, um simples teste caseiro ajuda a descobrir se você pode sofrer do distúrbio de labirinto. Os sinais mais comuns da labirintite são:

Tontura

Caracterizada pela sensação de estar pisando no vazio.

Vertigem

Sensação de que o ambiente todo está girando, causando desequilíbrio.

Náuseas e vômitos

Enjoos são comuns em crises de labirintite.

Sudorese

O suor em excesso também pode indicar comprometimento do labirinto.

Diminuição, perda de audição ou zumbidos

As condições perceptíveis nos ouvidos podem sinalizar uma crise de labirintite.

Dificuldade de focar o olhar

A visão embaçada é outro sinal comum de distúrbio no labirinto.

Cefaleia

Outro sintoma comum de labirintite é a dor de cabeça.

ShutterStock

Como tratar

O tratamento de labirintite vai depender do que o diagnóstico apontar como causa da doença e normalmente envolve o uso de medicamentos prescritos pelo profissional de saúde.

Labirintite tem cura?

A labirintite desaparece sozinha na maioria das vezes, mas os sintomas podem persistir durante algumas semanas.

Shutterstock

Remédios

Se a causa da labirintite for infecção bacteriana, o médico receitará um antibiótico e os sintomas deverão desaparecer rapidamente. Em caso de labirintite viral, remédios antivirais serão indicados para tratar o problema.

Durante uma crise, a recomendação é manter o olhar em um ponto fixo e tentar se equilibrar. Caminhar ajuda bastante, pois a atividade faz com que você olhe para frente e observe as coisas ao seu redor, favorecendo os estímulos para o labirinto. Se a causa é metabólica, a caminhada ainda melhora a circulação e ajuda a diminuir o nível de colesterol, glicose ou pressão arterial.

Labirintite: tudo sobre o quadrp