Considerado uma espécie de antibiótico natural, o kefir é um alimento que tem se tornado cada vez mais comum no cardápio de quem deseja fortalecer a saúde e turbinar o processo de emagrecimento.
O que é kefir?
O kefir é um alimento resultado da fermentação de micro-organismos que elimina bactérias ruins e cultiva as boas. Ele tem aparência semelhante ao de um leite coalhado, mas com sabor parecido com o de um iogurte.
O extrato normalmente é produzido a partir do leite, mas também pode ser feito com água, o que garante os mesmos benefícios, como fortalecimento do sistema imunológico, melhora da flora intestinal, aumento da absorção de cálcio pelo corpo e perda de peso.
Kefir de água x kefir de leite
Enquanto o kefir de leite precisa da bebida láctea de origem bovina ou de cabra para ser produzido, o kefir de água, como a própria definição sugere, se alimenta de água mineral ou água de coco com açúcar mascavo ou açúcar demerara. A opção é, portanto, ideal para alérgicos e intolerantes à lactose.
Como fazer kefir de água
O kefir não é vendido em supermercados, mas sim compartilhado para ser produzido e cultivado em casa. Para preparar o kefir de água, misture em um pote de vidro 1 colher de sopa de grãos kefir com 2 xícaras de água de coco ou água com açúcar mascavo ou demerara.
Tampe com um pano vazado, como um tule, e coloque na geladeira. Aguarde de 36 a 48 horas para que a substância fermente e, em seguida, coe o líquido, que ficará semelhante a um iogurte.
Os grânulos que forem separados são as bactérias do kefir, que devem ser colocadas novamente na água para uma próxima preparação. Importante: não use recipientes ou colheres de metal para armazenar ou produzir o alimento.
Depois de ponto, o kefir deve ser mantido na geladeira. Descarte a parte consumível se ela passar mais de 36 horas sem contato com o substrato. Como os grãos não são consumidos e servem apenas para fermentar o líquido, o kefir dura para sempre – a água, no entanto, deve sempre ser trocada.
O alimento pode ficar em fermentação contínua ou ser desidratado e congelado. Nesse caso, para ativa-lo novamente, basta descongelar e reiniciar o processo.
Kafir ajuda a emagrecer?
O kefir não pode ser considerado um alimento milagroso para o emagrecimento, mas por ser um probiótico, regula os níveis de insulina, que estão ligados ao acúmulo de gordura. O grãozinho também melhores o trânsito intestinal, favorecendo assim a perda de peso.
Outro benefício do kefir para emagrecer é a potencialização do ganho de massa magra, já que ele aumenta a absorção de glicose pela célula muscular, melhorando o treino e recuperando os músculos mais rápido.
Como usar kefir para emagrecer?
O kefir pode ser consumido puro ou mesmo misturado com frutas ou grãos e cereais. O alimento também pode servir de base para diferentes receitas, como pães, smoothies, shakes e sobremesas.
Não existem contraindicações para o consumo do kefir, mas é fundamental contar com a orientação de um profissional da saúde para conhecer quantidades adequadas, pois, em excesso, pode causar desconfortos digestivos, como dores de estômago e diarreia.
Como incluir kefir na alimentação
- Maionese de kefir: receita funcional para melhorar a saúde do intestino
- Receitas com kefir além de fáceis e muito saudáveis podem ser deliciosas
- Mousse de manga com kefir é versão saudável que ajuda a queimar calorias