Resultado da fermentação de micro-organismos, o kefir tem aparência semelhante ao de um leite coalhado, mas com sabor mais parecido com o de um iogurte. O alimento age no organismo como uma espécie de antibiótico natural, matando bactérias ruins e cultivando as boas.
Normalmente, o kefir é produzido a partir do leite, mas também pode ser feito somente com água, o que garante os mesmos benefícios, como fortalecimento do sistema imunológico e melhora da flora intestinal, e ainda aumenta absorção de cálcio pelo corpo.
Como fazer kefir de água
Um dos aspectos interessantes do kefir é que ele não é vendido em supermercados, mas sim compartilhado para ser produzido e cultivado em casa. Para preparar o kefir de água, misture em um pote de vidro 1 colher de sopa de grãos kefir com 2 xícaras de água de coco ou água com açúcar mascavo ou demerara.
Tampe com um pano vazado, como um tule, e coloque na geladeira. Aguarde de 36 a 48 horas para que a substância fermente e, em seguida, coe o líquido, que ficará semelhante a um iogurte.
Os grânulos que forem separados são as bactérias do kefir, que devem ser colocadas novamente na água para uma próxima preparação. Importante: não use recipientes ou colheres de metal para armazenar ou produzir o alimento.
Depois de ponto, o kefir deve ser mantido na geladeira. Descarte a parte consumível se ela passar mais de 36 horas sem contato com o substrato.
Como os grãos não são consumidos e servem apenas para fermentar o líquido, o kefir dura para sempre – a água, no entanto, deve sempre ser trocado.
Ele pode ficar em fermentação contínua ou ser desidratado e congelado. Nesse caso, para ativa-lo novamente, basta descongelar e reiniciar o processo.
Benefícios do kefir de água
Quando consumido regularmente, o kefir traz diversos benefícios para a saúde e para a dieta. O alimento é conhecido por reduzir a acidez estomacal, aliviando desconfortos causados por gastrite, refluxo e azia, combate a prisão de vente e ainda ajuda a emagrecer, pois favorece a boa digestão, elimina toxinas e acelera o metabolismo.
O kefir ainda fortalece o sistema imunológico, protege o organismo contra problemas respiratórios, circulatórios e de articulações, além de ajudar na construção muscular e na manutenção de pele e unhas fortes e saudáveis.
Como consumir kefir de água
O kefir pode ser consumido puro ou mesmo misturado com frutas ou grãos e cereais. O alimento também pode servir de base para diferentes receitas, como pães, smoothies, shakes e sobremesas.
Kefir: contraindicações e efeitos colaterais
Não existem contraindicações para o consumo do kefir, mas contar com a orientação de um profissional da saúde para conhecer quantidades adequadas é importante, pois, em excesso, pode causar desconfortos digestivos, como dores de estômago, abdominais e diarreia.
Saúde e alimentação
- Não consegue comer arroz integral? 6 jeitos de deixar o branco mais saudável
- Inclua mais ferro na sua alimentação para ter energia e perder peso: 15 fontes
- Por que comer comida industrializada pode te deixar doente (e gorda!)