https://www.instagram.com/p/BmYFmXUFHuN/
Em 2018, a jornalista Izabella Camargo, então trabalhando na TV Globo, precisou se afastar temporariamente do trabalho por uma questão de saúde: a síndrome de burnout, também conhecida como estafa profissional.
Recentemente, ela fez um vídeo contando que, só este ano, sofreu seis crises de estresse e alertou para a epidemia da doença, que tem atingido cada vez mais a população mundial.
Síndrome de Burnout: jornalista fala sobre crises
De acordo com estimativas da International Stress Management Association, a Síndrome de Burnout afeta cerca de 30% da população mundial e Izabella Camargo está dentro desta porcentagem.
https://www.instagram.com/p/BtUJzG-FkAV/
Burnout é uma condição de esgotamento caracterizada pelo estresse extremo, geralmente no ambiente de trabalho.
Hoje, Izabella não é mais jornalista da Globo, mas trabalha na equipe do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ou seja ela trocou de emprego.
No relato que fez sobre a síndrome, Izabella revelou que em apenas quatro meses, ela já teve seis crises recorrentes do Burnout por causa da rotina estressante. Veja:
https://www.instagram.com/p/BwCYzftFzv_/
“Outro dia um executivo perguntou para mim: ‘Izabella, como é que você superou o estresse, como você superou o Burnout?’ Eu disse a ele ‘Eu não superei o Burnout, eu convivo com ele e com uma quantidade de estresse muito prejudicial à saúde'”
A jornalista continuou seu relato e disse que, em sua última crise, ela foi ao pronto-socorro, mas nem os médicos nem o próprio diretor do hospital, sabiam como lidar com o seu caso.
Por isso, Izabella decidiu dar seu depoimento e ainda fazer um alerta importante: “Eu vou usar a minha energia para que mais pessoas possam procurar ajuda e possam entender essa epidemia”.
https://www.instagram.com/p/BvrCgpylJt8/
Estamos vivendo a era das disfunções emocionais, causadas, na maioria das vezes, por estresse, que acabam gerando depressão, síndrome do pânico e ansiedade excessiva.
A Síndrome de Burnout é uma dessas condições que afetam o emocional e é preciso tomar cuidado e se atentar aos sintomas.
https://www.instagram.com/p/BoyoUWOFLdX/
Perigo do “Burnout”
Não se sabe ao certo as causas exatas do problema, mas já foi comprovado que ele está ligado à uma sobrecarga cognitiva, por isso, geralmente, a síndrome é desencadeada por uma rotina estressante no trabalho.
A doença é silenciosa e nem todo mundo percebe, por isso, é importante ficar atento aos sintomas. Eles são muito parecidos com os da depressão, como pessimismo, exaustão emocional, apatia, ansiedade, alterações no sono e no apetite, baixa autoestima, entre outros.
É importante tratar Síndrome de Burnout. Ela representa um grande risco à saúde, já que pode acarretar em alcoolismo, drogas e, em casos mais raros, contribuir com a intenção de suicídio.
O ideal é procurar um médico que vai indicar o melhor tratamento para cada caso.
Mais sobre Síndrome de Burnout
- Síndrome de Burnout: o que é o esgotamento que fadiga o sistema nervoso?
- Wanessa Camargo desenvolveu Síndrome do Burnout após ser mãe: entenda
- 30% da população mundial sofre de Síndrome de Burnout e muitos não sabem