Em meio ao recente aumento de casos de Covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde atualizou as orientações sobre o tempo necessário de isolamento caso o resultado de um teste seja positivo. Veja a seguir quanto tempo é necessário ficar em casa após o diagnóstico.
Isolamento por Covid-19 de cinco dias
Segundo o Ministério da Saúde, podem permanecer em isolamento apenas por cinco dias as pessoas que, ao quinto dia completo, estiverem sem sintomas respiratórios, sem febre e sem usar remédios antitérmicos há pelo menos 24 horas, além de teste do tipo RT-PCR ou TR-Ag negativo no quinto dia.
Caso o exame saia positivo, a infectologista Lais Seriacopi, do hospital HSANP, afirma que a recomendação médica é permanecer em isolamento por sete dias.
Além disso, ela explica que pacientes que precisaram passar pelo hospital para obter o diagnóstico apresentaram sintomas que podem variar de moderado a grave. Nesses casos, para ela, o ideal é que permaneçam em isolamento por 7 dias.
Isolamento por Covid-19 de sete dias
Para sair do isolamento após sete dias, também é necessário estar sem sintomas respiratórios, sem febre e sem usar remédios antitérmicos há pelo menos 24 horas, mas nesse caso o Ministério dispensa a necessidade de teste.
Isolamento por Covid-19 de 10 dias
Caso os sintomas da Covid-19 permaneçam nas 24 horas do sétimo dia, o indivíduo deve estender a quarentena para 10 dias. De acordo com o Ministério da Saúde, após o décimo dia, se a pessoa estiver sem sintomas, sem febre e sem uso de medicação antitérmica, ela pode deixar o isolamento sem necessidade de realizar teste.
Teste positivo por 60 dias
Em meio à discussão sobre o período ideal do isolamento, também repercutiu a informação de que os testes para a detecção da doença podem positivar por até 60 dias.
Segundo a especialista, é de fato possível que isso ocorra, mas é preciso fazer uma diferenciação entre os testes disponíveis no mercado, uma vez que o teste rápido de antígenos detecta altas cargas virais, enquanto o PCR, de caráter molecular, é capaz de detectar a mínima presença do vírus.
“O autoteste é o mais recomendado para este momento. Justamente por detectar altas quantidades do vírus, ele funciona no período em que ainda estamos transmitindo a doença, e por isso, se ele der positivo, o ideal é permanecer em casa. Já o PCR detecta qualquer quantidade de vírus existente, mesmo que sejam mínimas, e por isso não é indicado repeti-lo muitas vezes. Independente da quantidade existente no organismo, mesmo se não estivermos mais transmitindo, ele vai detectar”, explica.
Cuidados devem pemanecer após o isolamento
Por fim, vale lembrar que quem testar positivo também deve estender o uso de máscaras e a utilização de álcool em gel, além de outras precauções não-farmacológicas, para além do período necessário de isolamento.