Irritabilidade, memória ruim e falta de foco podem ser sinais de doença hormonal

Dificuldade de concentração, perda de memória e sentimentos de irritabilidade nem sempre estão relacionados a um quadro de estresse. Os sintomas são também bastante comuns entre pessoas que sofrem de hipotireoidismo, doença hormonal causada pelo mau funcionamento da tireoide.

Localizada na região do pescoço, a glândula da tireoide é importante para o funcionamento de vários órgãos, como coração, fígado, rins e ovários, pois produz os hormônios denominados T3 e T4, que são como combustíveis das células do nosso organismo.

Hipotireoidismo pode afetar memória e bem-estar

Shutterstock

O hipotireoidismo, caracterizado pela incapacidade da tireoide de produzir hormônios suficientes e, consequentemente, comprometer a regulação do metabolismo, normalmente está relacionado a cansaço excessivo, mas nem todo mundo apresenta o sintoma.

Em muitos casos, irritabilidade, falta de concentração e perda de memória podem ser os sinais de que uma pessoa sofre de hipotireoidismo, afirma a endocrinologista Dra. Laura Ward, professora da Unicamp e ex-presidente do departamento de Tireoide da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

De acordo com a médica, uma das dificuldades na identificação das alterações na tireoide é justamente a variação dos sinais e sintomas que podem estar presentes. Como a glândula funciona como um painel de controle do corpo, seu funcionamento inadequado pode causar diversos tipos de condições.

Hipotireoidismo: diagnóstico e tratamento

Estudos apontam que cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo sofram de algum distúrbio na tireoide. O comprometimento da glândula pode ser diagnosticado através dos sintomas e, principalmente, de exames de sangue.

O hipotireoidismo é a deficiência hormonal mais comum e de fácil tratamento. Uma vez confirmada, a doença exigirá uso de medicamentos, mudanças de hábitos e acompanhamento médico para realização de exames e controle da condição.

Cuidados com a tireoide