Intolerância ao glúten pode causar 4 tipos de dores: enxaqueca, muscular e mais

O glúten é uma proteína presente no trigo cuja função principal é dar liga aos alimentos. Ele não é uma substância natural aos alimentos, na realidade, ele é muito usado com o intuito de melhorar a qualidade de algumas comidas, deixando-as mais resistentes. Os quatro grupos de alimentos que apresentam glúten são: trigo, centeio, malte e cevada. Ele também pode ser encontrado na aveia por conta de contaminação durante o cultivo do cereal.

O que é intolerância ao glúten?

A intolerância ao glúten nada mais é do que uma reação negativa do organismo a esta proteína. O grande problema é que seu uso é bastante comum em alimentos tradicionais da mesa do brasileiro.

A condição provoca uma série de sintomas desconfortáveis, principalmente relacionados ao trato gastrointestinal. Além disso, quando a intolerância é muito grave, ela acaba culminando na Doença Celíaca – uma patologia autoimune que atinge 1% da população mundial e afeta diversas partes do corpo, como ossos, pele, sangue e até mesmo o cérebro.

Sintomas

No caso do diagnóstico de intolerância ao glúten não celíaca, o alimento que contém a proteína também não será bem aceito dentro do organismo, contudo, o impacto não será tão grande quanto da doença autoimune.

Sintomas comuns:

  • Problemas de digestão
  • Problemas na atividade do cérebro
  • Mal-estar abdominal
  • Dor Muscular
  • Dores de cabeça
  • Intolerância à lactose
  • Problemas de pele
  • Mudanças de humor
  • Cansaço e fadiga

Intolerância ao glúten dá dor

Dentre os diversos sintomas, as dores causadas pela intolerância são uma constante e apresentadas ao corpo de diferentes maneiras. As mais comuns são;

Dor abdominal

A dor causada pela intolerância, e a sensação de barriga inchada, é algo recorrente e normalmente é acompanhada por gases e alterações intestinais, principalmente após a ingestão de pães, bolos e massas.

Enxaqueca crônica

Geralmente a dor de cabeça causada pela intolerância começa cerca de 30 a 60 minutos após a refeição, diferente das enxaquecas comuns que não têm exatamente um momento definido para começar. Além disso, a enxaqueca da intolerância pode vir acompanhada de vista embaçada e dor ao redor dos olhos.

Coceira e ferida na pele

A inflamação intestinal atinge o corpo inteiro, inclusive a pele. Assim, ela pode provocar o ressecamento da pele e causar coceiras e bolinhas vermelhas bastante incômodas e, por vezes, doloridas.

Dor muscular

O consumo de glúten pode causar dor principalmente nas articulações e nos tendões, sendo esta última conhecida como fibromialgia. Além da dor é comum ter inchaço nas articulações dos dedos, dos joelhos e do quadril.

Tratamento

O tratamento para intolerância ao glúten se resume a retirar da dieta todos os alimentos que contenham essa proteína e criar novos hábitos alimentares alternativos.

É possível encontrar diversos produtos especiais que servem como boas alternativas para intolerantes ou celíacos, até mesmo massas, pães e biscoitos feitos a partir de outros tipos de farinha. Atualmente, existe uma variedade de produtos para este nicho de pessoas.

Alergias e intolerâncias alimentares