O intestino preso pode ser um grande incômodo durante a gravidez. A constipação pode aumentar durante a gravidez por diversos motivos. Conheça alguns e saiba como melhorar a prisão de ventre:
Leia também:
Pode comer pimenta na gravidez? Veja se há riscos
Exercícios para grávidas
Sexo na gravidez é saudável e pode ser feito até último mês
Grávidas com intestino preso
Durante a gestação, à medida que o útero dilata, o intestino é comprimido e, por consequência, acaba causando a prisão de ventre. Além disso, o aumento do hormônio progesterona também deixa o intestino preguiçoso, bem como a ingestão de suplementos à base de ferro, geralmente prescritos no início da gravidez.
Hemorroidas durante a gravidez
Além da evacuação dificultada e a periodicidade de idas ao banheiro com maiores intervalos, grávidas podem ter hemorroidas internas ou externas. Isso, pois além do esforço para defecar, o ressecamento das fezes também é prejudicial.
Tratamento para prisão de ventre durante a gravidez
Apesar de bastante desconfortável, a prisão de ventre não faz mal ao bebê. Porém, algumas medidas podem ser tomadas. Ao consultar o médico, ele pode receitar laxantes específicos para grávidas, mas alguns hábitos alimentares também ajudam:
Alimentos bons para prisão de ventre
Verduras e legumes cozidos, castanhas, aveia, frutas com grandes quantidades de fibra e de água. Além disso, opte por cereais integrais, tanto para consumo quanto como ingredientes de pães.
Alimentos que pioram a prisão de ventre
Comidas muito condimentadas, doces, queijos, molhos gordurosos e massas podem favorecer a sensação de inchaço e estômago estufado.