Com quantos anos você fez ou pretende fazer sua primeira mamografia? Se até as instituições e os médicos divergem quanto à idade certa para fazer mamografia, é normal que você também fique confusa. Ainda mais agora que uma importante sociedade médica orienta que o exame seja feito apenas após os 45 anos. Para acabar com suas dúvidas, compilamos tudo que você precisa saber para decidira a data da sua mamografia. Confira.
Leia também:
Existe UM dia certo para fazer autoexame das mamas; veja qual é
Mamas densas multiplicam por 5 chances de câncer; descubra se a sua é assim
Repetir mamografia: por que você pode ser chamada para refazer o exame?
Idade para fazer mamografia: o que muda nos EUA

No dia 20 de outubro, a American Cancer Society (ACS), uma importante sociedade norte-americana de estudo do câncer, divulgou uma nova orientação para a realização de mamografias.
A ACS, que antes recomendava que a mamografia começasse a ser feita a partir dos 40 anos, agora diz que o ideal é esperar até os 45 anos e fazê-la anualmente a partir de então. Mulheres com 55 anos devem passar a fazer o exame a cada dois anos. A decisão foi publicada no periódico científico The Journal of the American Medical Association .
Segundo a publicação, as mudanças refletem achados que dizem que, no caso de mulheres com menos de 45 anos, os malefícios de fazer a mamografia são maiores que os benefícios. Isso quer dizer que as chances de que a mamografia revele lesões que não são malignas são muito grandes e, quando isso ocorre, a mulher têm que fazer exames muito mais invasivos, como uma biópsia, para verificar que não há malignidade, sendo que não haveria essa necessidade sem a mamografia. De acordo com o Colégio Brasileiro de Radiologia, isso acontece em um em cada vinte resultados de mamografia.
Como é no Brasil
O Instituto Nacional do Câncer e o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia seja feita prioritariamente por mulheres entre 50 e 69 anos a cada dois anos, o mesmo que a OMS, que reforça que a incidência de câncer mama é muito pequena em mulheres com idade entre 40 e 49 anos.
Já a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indica outra idade. Em nota assinada pelo seu presidente, o médico Ruffo de Freitas Junior, a SBM atesta as conclusões da decisão da American Cancer Assocciation, mas reitera a importância da realização da mamografia anualmente em mulheres entre 40 e 49 anos. Segundo a instituição, o estudo atende a população norte-americana, que é diferente da brasileira, uma vez que no Brasil a prevalência do câncer de mama entre 40 e 49 é maior do que a norte-americana. A SBM recomenda que seja mantida a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos.
O que dizem os médicos

Para a mastologista Maira Caleffi, presidente voluntária da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), apesar de a faixa etária que vai dos 50 aos 69 anos concentrar maior incidência de câncer de mama, os números da doença nas mulheres com idade inferior também merecem atenção. “Segundo estudo da Universidade Federal de Goiás, 22% dos casos da doença no Brasil ocorrem em mulheres entre 40 e 49 anos e a literatura médica apresenta referências de casos surgindo cada vez mais cedo”, explica.
A mastologista explica também que, a partir dos 40 anos, a mamografia é o exame mais eficiente para detectar tumores na mama em estágio inicial, que ainda não podem ser percebidos pelo toque. “Quando o tumor é descoberto na palpação, ele já tem cerca de 2 cm e pode representar uma doença avançada”, explica.