“ Suco de inhame trata a dengue e afasta o mosquito transmissor da doença”. Se você já ouviu o conselho ou mesmo recebeu a receita da bebida em correntes na internet, saiba que o fato não é real e que consumir o alimento cru pode até ser prejudicial à saúde.
Em seu perfil no Instagram, o pediatra Flávio Melo explica que o inhame não possui nenhuma propriedade mágica no combate à dengue, cujo tratamento envolve três cuidados que realmente funcionam: hidratação vigorosa, alívio dos sintomas e vigilância dos sinais de alerta da doença.

Suco de inhame trata a dengue: MITO
Tubérculo que pertence à mesma família da batata, o inhame é fonte de vitamina B, nutriente que pode fazer com que o corpo exale um odor que causa incômodo ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Este fato específico teria dado origem à lenda do poder milagroso do inhame contra a doença.

No entanto, segundo a nutricionista Rosana Perim, não é possível dizer que o inhame seja um aliado contra a doença. Isso porque não é possível adquirir a quantidade necessária de vitamina B para afastar o mosquito através da alimentação.
Portanto, nem o inhame, nem qualquer outro alimento fonte de vitamina B poderia ajudar a repelir o mosquito da dengue ou mesmo tratar a doença, explica a especialista.

Rico em vitaminas, cálcio, fósforo, o inhame promove diversos benefícios para a saúde e, sendo um carboidrato complexo, pode ser consumido com moderação em uma dieta saudável.
O alimento é conhecido por retardar o envelhecimento, combater a TPM e até ajudar no alívio dos sintomas de depressão. Apesar disso, não pode ser usado como uma fórmula milagrosa para combater a dengue ou qualquer outra doença.

É importante lembrar ainda que, apesar de saudável, o inhame merece cuidados no preparo e não deve ser consumido cru, especialmente para as pessoas com problemas renais, por poder abrigar alto teor de oxalatos e glicosídeos.
Você pode identificar o problema na hora de descascar o alimento: se ao manusear o inhame for sentida uma coceira forte nas mãos, é porque o tubérculo está com grande concentração de cristais de oxalato e você deve evitar ingerir o alimento cru. O indicado, neste caso, é deixar o alimento de molho por aproximadamente 6 horas ou cozinha-lo antes de consumi-lo.
https://www.instagram.com/p/BxU2B1NgsCJ/
Dengue: sintomas e tratamentos
- Dengue tem sintomas iniciais que poucos associam à doença
- Dengue: informações que você nunca teve sobre a doença
- Como a vacina da dengue age no corpo: eficácia, reações e mais