Inchaço em mulheres pode oscilar a cada semana: médica mostra quando alteração de peso é maior

O que você já suspeitava ao subir diariamente na balança é confirmada cientificamente: seu peso pode sim oscilar de acordo com seu ciclo menstrual. Conhecer o próprio corpo e as flutuações a que ele está sujeito ao longo do período melhora sua relação com seu peso, evitando cobranças excessivas e sofrimentos.

Como o ciclo menstrual influencia no peso

Em seu perfil no Instagram, a ginecologista Luciana Deister explica que, a cada semana, seu peso poderá oscilar não por causa de acúmulo de gordura, mas sim devido à retenção de água e sódio, que é uma consequência natural das alterações hormonais do período menstrual.

Tendo como parâmetro um ciclo menstrual de 28 dias, que é o mais comum, a médica aponta um padrão na retenção de água que irá afetar diretamente o seu peso e sua percepção corporal.

Nas primeira e terceira semanas da menstruação, a mulher pode se sentir mais leve, já que a retenção de líquido é menor. Por outro lado, os números da balança podem subir nas segunda e quarta semanas do ciclo, períodos em que ocorre maior retenção hídrica.

É por isso, segundo a profissional, que se pesar todos os dias e se basear apenas nessa medida é algo inútil. A balança comum, por exemplo, não difere o que é água, o que é músculo, o que é gordura, ossos, etc.

A ginecologista afirma que o ideal é não se importar demais com a balança e procurar acompanhar seu desempenho pela sua composição corporal por medidas, dobras cutâneas, bioimpedância, fotos e roupas, por exemplo.

ShutterStock

Por fim, a médica diz que é importante conhecer o seu corpo e aprender a respeitar sua natureza.

Tenha consistência no seu estilo de vida e busque sempre acompanhamento de profissionais que te expliquem, te motivem e não exijam de você mais do que seu corpo e sua mente podem oferecer.

https://www.instagram.com/p/BwAvuh_lCOk/

Dicas para combater o inchaço