Você já ouviu falar da “ gripe de homem”? Ela seria, supostamente, mais forte do que a que afeta as mulheres, provocando sintomas mais intensos e maiores desconfortos relacionados à condição.
Muitos apontam que a denominação é só uma “desculpa” para justificar a razão pela qual os rapazes parecem sofrer bem mais do que as moças quando pegam uma gripe ou resfriado, mas saiba que existe uma explicação científica para o fato.
Homens sofrem mais com gripes e resfriados

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Newfoundland, no Canadá, os homens realmente sofrem mais com os sintomas de gripes e resfriados porque possuem um sistema imunológico mais fraco do que o das mulheres. Os dados foram publicados no British Medical Journal.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores analisaram diversos outros trabalhos científicos anteriores sobre o assunto e descobriram que, entre os homens, os sintomas de infecções respiratórias virais são, de fato, piores do que entre as mulheres.
Além de diferenças reais entre células masculinas e femininas, alguns dos estudos observaram que a testosterona seria a principal culpada pelo sistema imune mais frágil. Por outro lado, determinados hormônios femininos poderiam ser os responsáveis por melhorar o sistema imunológico.
Como aliviar sintomas de gripes e resfriados
- 13 ervas e temperos que ajudam a tratar resfriados
- 7 alimentos que nocauteiam os efeitos do resfriado
- É sinusite, resfriado ou alergia? Como diferenciar?