O bom funcionamento do sistema imunológico é fundamental para proteger a saúde do corpo da invasão e contaminação por microrganismos nocivos aos quais estamos expostos frequentemente. Por isso, é importante consultar-se com um médico regularmente e atentar-se a incidência de determinadas doenças e sintomas que podem indicar deficiências na defesa do organismo. Saiba quais são alguns dos principais indicativos desse problema.
Leia também:
10 alimentos que vão deixar sua imunidade a mil
Artrite reumatóide: o que é e quais são os sintomas
7 dores que você nunca deve ignorar
Sintomas de imunidade baixa
Mais de uma pneumonia em um ano
Febra alta acompanhada de calafrios, tosse carregada, falta de ar, dor no peito, vômitos e perda de apetite são alguns dos principais sintomas de infecções pulmonares.
Abscessos e infecções de pele frequentes
Abscessos ou furúnculos, caracterizados pelo acúmulo de pus na pele, assim com outas infecções bacterianas na epiderme também podem indicar fraquezas no sistema imunológico.
Infecções intestinais e diarreias reincidentes
sistema-imunologico-fraco-sintomas-1.jpg
sistema-imunologico-fraco-sintomas-1.jpg
São diversos os fatores que afetam o funcionamento do intestino. No entanto, diarreias e outros problemas relacionados a infecções bacterianas recorrentes podem apontar para deficiências no sistema de defesa.
Infecções de ouvido frequentes
As otites – nome dado a infecções de ouvido – são provocadas pela concentração de líquido e desencadeadas por bactérias. Atente-se a sintomas como coceira, febre, dor e secreções.
Infecções frequentes no sistema digestivo
Estomatites e outras infecções no sistema digestivo, inclusive na boca, também podem indicar problemas de imunidade. Lesões na bochecha, língua e gengivas são alguns dos efeitos de problemas estomacais.
sistema-imunologico-fraco-sintomas-3.jpg
sistema-imunologico-fraco-sintomas-3.jpg
Incidência de infecções graves
Infecções severas, como a artrose e a meningite, podem ser causadas por vírus e bactérias e podem ser fatais. Não deixe de consultar seu médico se sentir febres e dores intensas no corpo e nas articulações.
Ocorrência de doenças autoimunes
As doenças autoimunes provocam uma queda considerável na imunidade porque obriga o organismo a fabricar anticorpos contra ele mesmo, o que o enfraquece. Artrite reumatoide, esclerose múltipla, psoríase, vitiligo e doença celíaca são algumas das mais comuns.