Considerada uma das infecções sexualmente transmitidas mais comuns em todo o mundo, o HPV, papilomavírus humano, está relacionado ao desenvolvimento de vários tipos de câncer, como os de colo de útero, pênis e garganta, e muita gente carrega o vírus sem sequer saber, uma vez que ele pode permanecer adormecido durante anos, sem apresentar sintomas.
Ao contrário do que muita gente ainda acredita, o HPV tem cura definitiva sim e pode ser banido pelo próprio sistema imunológico, de forma natural, e o consumo de determinados alimentos pode ajudar.
Alimentos que curam o HPV naturalmente
É possível eliminar o HPV através da alimentação se você apostar em opções fontes em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, além de comidas que possuem o pigmento carotenoide, que tem poder antioxidante e combate os radicais livres que oxidam as células e geram doenças. Portanto, inclua em seu cardápio produtos como:
- Laranja
- Limão
- Acerola
- Couve
- Cenoura
- Mamão
- Manga
- Brócolis
- Espinafre
De acordo com a ginecologista Flávia Fairbanks, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), o fenômeno de erradicação “natural” do HPV não é incomum, já que também ocorre em outras infecções, como a tuberculose. No caso do HPV, o sistema imunológico consegue eliminá-lo em mais de 70% dos casos.
É válido ressaltar, no entanto, que a eliminação natural do HPV não dispensa tratamento médico, pois a falta de cuidados está ligada ao desenvolvimento de determinados tipos de ferida no colo do útero e em outros lugares com potencial de evolução para câncer de colo de útero.
Tire dúvidas sobre o HPV
- Diagnóstico de HPV significa traição? Saiba por que isso é MITO
- Conheça 7 principais mitos sobre HPV que muita gente acredita
- Mulheres e homens até 26 anos podem se vacinar contra HPV de graça