Para saber se sofre com hipoglicemia, e quais são os sintomas de açúcar no sangue, é necessário identificar sintomas, ou reações do organismo. A hipoglicemia ocorre quando o nível de glicose baixa a um nível anormal. Para que o índice esteja aceitável, a escala deve estar entre 70 a 110 miligramas por decilitro de sangue.
Em contrapartida, há a hiperglicemia, ou a diabetes mellitus, onde o sangue tem níveis de açúcar bastante altos. Mesmo que aqueles que sofrem com diabetes tenham essa condição pelo teor elevado de açúcar, é importante saber que também podem ter queda deste nível, passando assim, à hipoglicemia.
Ter o nível de açúcar abaixo do necessário provoca uma série de efeitos colaterais. Inclusive no cérebro, que é muito sensível a esta deficiência, pois é o açúcar sua principal fonte de energia. Sua resposta é o estímulo do pâncreas. Assim, é impulsionada a glândula glucagon, que libera adrenalina, que por sua vez, leva o fígado a liberar açúcar no sangue.
Todavia, se o organismo não possui açúcar para ser liberado, os resultados podem ser sudorese, fraqueza que pode resultar em desmaio, nervosismo, fome, agitação e palpitações. Há indivíduos que também sofrem com dores de cabeça. Falta de concentração, visão turva, confusão mental, fadiga e até convulsões.
Estes sintomas podem chegar repentinamente, ou progredir de desconforto leve para um ataque de pânico. A situação é tão séria, que pode causar coma.
Aqueles que são acometidos com estes sintomas já chegaram a um patamar realmente grave. É preciso estar atento a situações emergenciais que possam ocorrer.
Independente de que o nível seja muito alto, ou muito baixo, é possível fazer o controle com o uso de determinados alimentos, e de ervas medicinais. Clique aqui para conhecê-las, e saber como lidar com isso, optando pelo prevenção diária.