Hidroterapia em casa

por | ago 15, 2011 | Saúde

Não é uma novidade que a água tem propriedades curativas. Os tratamentos da hidroterapia estão baseados no uso da água em todos seus estados para estimular a cura. Ela pode ser utilizada para estimular a circulação sanguínea, aliviar dores e relaxar tensões musculares.

Há basicamente três vias para aplicá-la no lar:

  • Banhos de assento
  • Banhos de pés
  • Compressas

Banhos de assento

São um método muito eficaz para aliviar congestões nos órgãos abdominais, estimular o fluxo sanguíneo e linfático na região pélvica. Eles requerem um pouco de esforço, mas são um tratamento efetivo para dores menstruais, cistite e fibrose. Realize banhos de assento com a frequência que desejar, ou pelo menos todos os dias quando se tratar de uma condição crônica.

Você deverá encher até a metade duas cubas grandes, uma com água gelada e outra com água o mais quente possível. Você poderá precisar de gelo para manter a água na temperatura desejada. Adicione óleos essenciais ao banho quente, mexendo com sua mão. Use lavanda ou manjerona para dores menstruais, sândalo e zimbro para a cistite e gengibre para os fibromas uterinos.

Senta-se dentro da cuba quente introduzindo somente a parte inferior do corpo até o umbigo. Permaneça ali por 3 minutos e imediatamente mova-se para a cuba fria; fique sentado por 1 minuto. Alterne várias vezes, finalizando na água fria.

Banhos de pés

Alternar banhos quentes e frios nos pés ajuda a estimular o fluxo linfático e, ademais, alivia pés e pernas cansados e doloridos. São de grande ajuda, especialmente, para tratar varizes.

Encha duas bacias de água até a pantorrilha, uma bem quente e outra bem fria. Acrescente-lhe umas gotas de óleo de alecrim. Sente-se com os pés dentro d’água durante 3 minutos e alterne cinco vezes entre uma bacia e outra.

Compressas

As c ompressas quentes de gengibre aumentam a circulação sanguínea e ajudam a tratar fibromas uterinos e cólicas menstruais. Use-as o quanto quiser para as dores menstruais, e pelo menos todos os dias para os fibromas.

Para prepará-las, rale uma raiz de gengibre num saquinho e amarre com uma corda. Insira-a dentro dum recipiente com água quente (não fervendo). Introduza uma toalha nessa água e exprima-a para não se queimar. Logo, coloque-a sobre a região abdominal e deixe-a por 15-20 minutos. Uma vez que ficar fria, molhe-a novamente.