Fruto típico das florestas tropicais e muito utilizados pelas populações indígenas, o urucum possui diversas utilidades medicinais, como tratamento contra vermes e outros problemas estomacais, além de ser uma excelente fonte de vitaminas e carotenóides. Sua pigmentação é utilizada também pela indústria em bronzeadores, roupas e alimentos.
Leia também:
Curar feridas com pomada natural de calêndula
C upuaçu para hidratar a pele e os cabelos
5 alimentos que ajudam a rejuvenescer
O óleo extraído da semente do urucum também pode ser um grande aliado para quem sofre com pele ressecada ou excessivamente oleosa. Isso porque a alta concentração de gorduras insaturadas, benéficas ao corpo, faz com que o óleo seja absorvido rapidamente, ajudando a oxigenação e renovação da pele.
Além disso, o óleo evita o acúmulo de gorduras na pele e tem propriedades adstringentes, o que pode ser muito útil para quem sofre, por exemplo, com os cravos, já que o produto evita a dilatação dos poros.
Como fazer óleo de urucum
Ingredientes
- 1 colher de sopa de urucum em grão
- 1 xícara de óleo de milho ou de girassol
Modo de preparo
Deixe as sementes de urucum de molho em água por cerca de 30 minutos. Escorra e enxugue rapidamente de modo que as sementes continuem úmidas. Aqueça o óleo junto com metade das sementes e, quando começarem a soltar tinta, insira o restante e mexa. Quandoo óleo começar a ferver, desligue o fogo e abafe o recipiente. Quando esfriar, coe a mistura e descarte as sementes.