A ocorrência de uma fraqueza dos tecidos de sustentação do canal anal é o que causa a hemorroida, uma condição comum, mas bastante desconfortável, que, de acordo com Marcelo Averbach, coloproctologista no Hospital Sírio-Libanês, pode afetar tanto homens quanto mulheres, principalmente na fase adulta entre os 45 e 65 anos idade.
Hemorroida: o que é
A hemorroida consiste em veias que inflamam ou dilatam devido a fissuras abertas no canal anal com a passagem das fezes, explica o cirurgião Silvio Gabor. Dor e coceira no ânus, sangramento e inchaço na região anal são os principais sintomas da condição.
A hemorroida não é considerada uma condição grave, mas pode formar coágulos e provocar trombose hemorroidária se não for corretamente tratada. O agravamento da doença resulta em dor intensa e exige atendimento médico urgente.

Hemorroida interna ou externa
Existem dois tipos de hemorroida: interna e externa. A primeira consiste na veia inflamada que fica localizada no reto. Neste caso, a sensação de dor é mais rara, mas a presença de sangramento é mais comum, o que ajuda a identificar o problema.
No caso da hemorroida externa, nódulos ou inchaço ao redor do ânus podem ser observados. Além da presença de sangue nas fezes, é comum também ocorrer dor na região anal durante a evacuação ou mesmo quando se está sentado.

Tratamento da hemorroida externa
Os quadros iniciais de hemorroida podem ser tratados com pomadas lubrificantes e anestésicas que aliviam os sintomas e ajudam na recuperação. Cremes com corticoide podem ser indicados para diminuir dor e inchaço.
Em casos mais graves, a hemorroida pode ser tratada por meio de uma técnica chamada ligadura elástica, que consiste em um corte do abastecimento de sangue da veia afetada por meio de uma faixa de borracha.
O paciente ainda pode ser orientado a passar por uma escleroterapia (injeção de uma solução química) e fotocoagulação, (que utiliza o laser ou a luz infravermelha). As técnicas diminuem a passagem de sangue nesse local.

Cirurgia para hemorroida
Se as hemorroidas persistentemente sangram, são dolorosas e grandes, elas precisam ser removidas por meio de cirurgia. A operação ainda é indicada para pacientes que não tiveram sucesso com o tratamento clínico mais simples.
As hemorroidas maiores podem exigir a cirurgia conhecida como hemorroidectomia, que consiste na remoção dos vasos e dos tecidos comprometidos. O procedimento é simples, rápido e exige tempo médio de 10 dias de recuperação total. Para o pós-operatório, o paciente poderá fazer uso de remédios analgésicos e facilitadores de evacuação.
Dúvidas sobre hemorroidas
- Hemorroidas: causas, sintomas e tratamento
- Hemorroidas causam câncer? Conheça mitos e verdades
- Hemorroida: 3 atitudes que pioram o quadro e 3 medidas para aliviar