Hemorragia nas cordas vocais faz Shakira adiar turnê: o que quadro pode causar?

por | nov 14, 2017 | Saúde

Os fãs da cantora Shakira terão que esperar até 2018 para irem ao show da colombiana. A turnê “El Dorado”, que deveria começar na Europa, foi adiada devido a um problema de saúde.

O aviso foi feito nas redes sociais da cantora, que revelou ter sofrido hemorragia nas cordas vocais e vivido recentemente “os momentos mais difíceis” de sua carreira. 

O problema, que começou em outubro, conforme descreveu em seu post (escrito em inglês), já a fez cancelar cinco apresentações no continente. Meses antes, durante os ensaios, ela havia feito exames, mas nada incomum fora detectado.

Por causa da hemorragia, Shakira foi aconselhada a suspender qualquer atuação para se recuperar adequadamente e evitar danos adicionais, segundo um comunicado divulgado pela Live Nation, empresa responsável pelas apresentações.

https://www.instagram.com/p/BV16a7wHd3A/

Hemorragia nas cordas vocais: o que é?

A hemorragia nas cordas vocais é caracterizada pelo acúmulo de sangue das pregas vocais, responsáveis por produzir o som ao se contraírem. A hemorragia, neste caso, segundo o otorrinolaringologista Ektor Onishi, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), não é um sagramento intenso, como comumente ocorre, mas sim a presença superficial de sangue, como se fosse um hematoma.

Esse acúmulo de sangue altera o modo como as pregas se contraem, causando alterações na voz. A rouquidão, ainda que temporária, é a consequência mais comum do trauma vocal.

ShutterStock

Causas

“Os abusos vocais são as causas mais comuns”, afirma Onishi. Como Shakira estava passando por intensos ensaios para se preparar para a turnê, é possível que esta tenha sido a causa. Entretanto, a sequela não abate somente cantores profissionais, pelo contrário.

De acordo com o especialista, é bastante comum que pessoas que não têm domínio vocal causem algum trauma devido ao esforço em momentos individuais, como, por exemplo, uma partida de futebol em que o torcedor se empolga ou mesmo em uma festa, quando temos que impor a voz cada vez mais alto para sermos ouvidos.

Riscos e tratamento

ShutterStock

Tratar a hemorragia vocal, entretanto, é muito mais simples do que parece. O melhor tratamento é o silêncio absoluto. Segundo o especialista, deixar as cordas vocais em repouso e, paralelamente, utilizar medicação recomendada por um médico já ajuda a solucionar o problema.

“A recuperação costuma ser total. São raros os casos em que é preciso fonoterapia ou alguma reabilitação vocal após o período de repouso”, explica Onishi. 

Mas, o médico alerta: se não for feito esse descanso, a hemorragia não será tratada e poderá se agravar, sendo necessária intervenção cirúrgica.

Doenças de famosos: