Helioterapia: os benefícios do sol a nossa saúde

por | ago 31, 2011 | Saúde

Nos últimos tempos, o sol e, em particular, os raios UV têm sido duramente criticados, já que podem gerar efeitos nocivos à pele quando recebidos em excesso e sem a proteção adequada. Entretanto, isso não anula os benefícios do sol sobre nossa saúde.

Uma exposição prudente às radiações solares pode curar uma grande quantidade de problemas associados a nossa pele, e a Helioterapia tira proveito dessas vantagens do sol. Os métodos dessa terapia alternativa podem ser aplicados em diversas regiões climáticas e distintas paisagens e, além disso, estão diferenciados em função da estação nas quais as curas desejam se realizar. É cada um desses modos o que condiciona os resultados do tratamento.

A forma mais tradicional de Helioterapia consiste na exposição progressiva do nosso corpo aos raios solares. Assim, as primeiras sessões são curtas e vão aumentando, à medida que o procedimento avança, seu tempo de duração. Ao mesmo tempo, a superfície exposta é maior a cada dia, até abranger, na reta final do tratamento, o corpo por inteiro.

Doenças da pele tais como eczema, psoríase ou dermatite atópica podem ser curadas com a ação do sol, pois o mesmo faz com que nosso organismo hidrate essas regiões danificadas e torne a pigmentá-las de maneira adequada. Também há outro tipo de problemas associados à carência de vitamina D que a Helioterapia pode solucionar, já que o sol nos provê quantidades importantes dessa vitamina.

Finalmente, transtornos psicológicos como depressão, insônia, neurose e ansiedade podem ser tratados com esse método alternativo, o que demonstra que seu espectro de ação é bastante amplo.