Hailey Bieber revela anomalia cardíaca que causou “mini-AVC”: “Buraco no coração”

por | abr 28, 2022 | Saúde

Hailey Bieber compartilhou com seus fãs, por meio de um vídeo no Instagram, um pouco da experiência assustadora que enfrentou. Em março deste ano, a modelo teve um Ataque Isquêmico Transitório, conhecido popularmente como mini-AVC, e passou por uma cirurgia cardíaca, até então desconhecida pelo público.

O motivo do procedimento, detalhado por Hailey na publicação, foi a descoberta de uma anomalia congênita em seu coração. Entenda o diagnóstico e atual quadro de saúde de Hailey.

Hailey Bieber descobriu anomalia no coração

Hailey Bieber, de 25 anos, revelou aos fãs mais detalhes sobre o problema de saúde que enfrentou em março. A modelo sofreu um Ataque Isquêmico Transitório, que pode ter sido provocado por uma anomalia congênita no coração.

O Ataque Isquêmico Transitório (AIT), popularmente conhecido como mini-AVC, uma alteração do fluxo sanguíneo cerebral que, assim como o derrame, gerará sintomas como formigamento, perda de movimentos e habilidade da fala, mas, nesse caso, os sintomas regridem e desaparecem em 24 horas.

O diagnóstico veio após uma bateria de exames para descobrir a causa do acidente cardiovascular. “Os médicos alertaram sobre três fatores (de risco): que eu tinha começado o anticoncepcional, sem orientação médica; ter tido covid recentemente; e o fato de na véspera, ter passado por um voo muito longo sem levantar do meu assento ou usar meias de compressão. Eles disseram que essa foi uma tempestade perfeita para desencadear um problema cardíaco”.

Hailey compartilhou imagens de sua bateria de exames após o derrame.
Hailey Bieber / Reprodução / Instagram

Incertos se a combinação desses fatores seria a causa do AIT, os médicos seguiram fazendo exames. Após uma ultrassonografia doppler transcraniana, a raiz do problema foi encontrada. “Encontraram um defeito do septo atrial, uma falha entre as câmaras do coração. É algo congênito, que deveria ter fechado sozinho. Descobriram que eu tinha um defeito de nível cinco, o mais alto. O meu era extremamente largo”.

Um coágulo escapou por esse buraco e viajou até o cérebro, provocando o AIT de Hailey. “Fiquei muito aliviada ao saber, por poder finalmente seguir em frente dessa situação assustadora”, desabafou.

Após o diagnóstico, Hailey então passou por uma cirurgia de fechamento da anomalia, que une as câmaras superiores do coração. Segundo a modelo, o procedimento discorreu tranquilamente e ela segue tomando medicações, além de contar com acompanhamento médico. “Estou me recuperando bem e rápido”.

O que é a anomalia enfrentada por Hailey Bieber?

De acordo com a instituição médica norte-americana Mayo Clinic, a anomalia congênita chamada Forame Oval Patente é um buraco no septo atrial, a parede que fica entre as câmaras superiores do coração, os átrios.

É graças a essa estrutura que os ventrículos e átrios do coração são separados. Essa divisão evita o refluxo de sangue entre as vias, garantindo a devida circulação e oxigenação nos dois lados do órgão.

O defeito é comum e acontece no nascimento, mas muitos portadores nem sabem de sua existência. Isso acontece porque o buraco costuma se fechar sozinho ainda na infância, conforme ocorre o desenvolvimento dos tecidos cardíacos.

No caso de Hailey, o defeito no septo atrial causou preocupação pois, mantido aberto, poderia causar problemas mais sérios no coração e pulmões. Por isso foi necessária a cirurgia de reparação, a fim de prevenir complicações futuras.

Hailey Bieber destaca sinais de alerta para AVC

Conheça os sinais de alerta de um derrame cerebral.
peterschreiber.media/Getty Images/iStockphoto

Além de expor sua experiência, Hailey Bieber revelou que o propósito em falar sobre seu incidente foi alertar outras pessoas sobre os sinais a serem observados.

“Estava tomando café com o meu marido, tendo um dia normal, e do nada eu senti uma sensação estranha que viajou pelo meu braço, do ombro aos dedos”, descreveu a modelo. “Eu estava sentada tentando entender o que sentia. Justin me perguntou ‘você está bem?’ e eu não tinha certeza. Quando eu fui responder, não conseguia falar. As palavras não saíam. Foi então que chamaram a emergência”.

“Foi o momento mais assustador da minha vida. Eu não sabia porque isso estava acontecendo comigo, se eu teria reações para sempre, muitas coisas passavam pela minha cabeça”. A modelo destacou que a ansiedade com essas respostas também dificultou o processo, agravando os sintomas que sentia.

“(A experiência) abriu meus olhos. Senti muita ansiedade por toda a situação. Quando passei pela cirurgia, estava muito nervosa sobre ter outras experiências e sintomas parecidos”.

Confira, a seguir, o vídeo completo postado por Hailey nas redes sociais.

https://www.instagram.com/p/Cc3oK7yAW9m/

No final do vídeo, a modelo compartilhou contatos úteis e mais informações sobre acidentes cardiovasculares. Caso apresente os sintomas iniciais da doença, como formigamento nos braços, dificuldade na fala, fraqueza de um lado do rosto ou corpo, chame a emergência e procure atendimento médico imediato.

Saúde cardiovascular