Além de café, chocolate, batatas fritas e outras comidas e bebidas estimulantes e gordurosas, outra categoria de alimentos também deve ser evitada no período noturno, especialmente antes de dormir, por atrapalhar o descanso: os alimentos de alto índice glicêmico.
Alimentos que atrapalham o sono

O índice glicêmico corresponde à velocidade com que os carboidratos são absorvidos pelo organismo. Alimentos de alto índice glicêmico têm absorção rápida e, na tentativa de equilibrar os níveis de açúcar no sangue, o corpo aumenta a liberação de insulina.
Como resultado, ocorre também um aumento de energia, ação que compromete o relaxamento e dificulta a chegada do sono.
Além disso, por ser rapidamente absorvido pelo corpo, este grupo alimentar ainda faz com que o indivíduo sinta fome logo após a refeição, fator que também prejudica a chegada do sono.
Alimentos de alto índice glicêmico, como aqueles ricos em açúcar, arroz branco, batata, pão branco, biscoitos, doces, massas, suco de laranja, refrigerante, uva passa e beterraba, por exemplo, devem ter seu consumo moderado e bastante reduzido à noite.
Por estimular a rápida liberação de insulina, comidas desta categoria podem ainda levar ao desenvolvimento da diabetes, resultar em acúmulo de gordura na região abdominal, fator que aumenta risco de doenças cardiovasculares, e contribuir para o aparecimento de celulites.
Dicas para uma boa noite de sono
- 4 duplas de alimentos são capazes de melhorar a qualidade do sono
- Resolva problemas de sono usando ciência: ronco, dor e mais
- Dormir com o pé para fora da coberta afeta a qualidade do sono