As características anatômicas individuais determinam a maneira como cada pessoa pisa no chão. Além de flexibilidade nas articulações, as formas dos pés influenciam na pisada, que podem ser de três tipos: neutra, pronada e supinada. E saiba que um tipo de pé em particular tem maior tendência a causar dores ao longo da vida.

Pisada neutra: consiste no apoio uniforme do pé no solo, sem desvios rotacionais. A pisada garante uma melhor distribuição do peso do corpo devido a um arco plantar mais “correto”.
Pisada pronada: o pé “roda” para dentro depois que a parte de fora do calcanhar toca no chão, gerando uma descarga de peso maior na parte interna.
Pisada supinada: essas pessoas têm a pisada mais para fora, ou seja, o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do membro.

Tipo de pé que mais causa dor
A pisada supinada é caracterizada por um impacto aumentado entre as articulações, fator que aumentam as chances de dores e lesões, como entorses de tornozelo, tendinites e inflamação da fáscia plantar (planta do pé).
A inflamação da fáscia plantar, tecido fibroso que vai do calcanhar aos dedos, é conhecida como fascite plantar, condição que provoca dores na sola do pé ao pisar no chão, especialmente logo ao sair da cama ao acordar.
Cuidados com os pés
- Esporão causa muita dor na sola do pé: saiba como driblar o desconforto
- Pé inchado pode ser sinal de que coração não está funcionando bem
- 6 causas do ressecamento dos pés que nem todo mundo conhece