Ignorados pela maioria das pessoas, os pés podem revelar o estado de saúde de todo o corpo. Prestar atenção à região é, portanto, importante para descobrir possíveis condições graves.
As extremidades do corpo são as primeiras a sentir as consequências da má circulação que podem, por exemplo, indicar a presença de doenças circulatórias desencadeantes de AVC e infarto, além insuficiência cardíaca, doença venosa, inchaço muscular e falta de proteínas importantes para o bom funcionamento do organismo.
Inchaço nos pés: teste caseiro

Se você está em dúvida se seus pés estão realmente inchados ou se apenas aparentam um volume maior, pode fazer um teste simples chamado de Sinal de Godet. A técnica consiste em pressionar um dedo sobre a parte anterior da perna ou prensar a unha do dedão, mantendo a posição por alguns segundos até a região ficar esbranquiçada.
Em seguida, solte aliviando a pressão e conte o tempo que leva para que a coloração avermelhada e natural da pele reapareça. Em geral, ela deve voltar em menos de dois segundos. Caso o tempo de espera seja maior, vale procurar ajuda de um cirurgião vascular para identificar um provável distúrbio circulatório.
Sintomas de doenças
- Ansiedade não é só uma emoção, mas sim uma doença: saiba identificar
- Fadiga, coceira e mais são sintomas de doença no fígado
- Sintomas da pressão alta só aparecem quando doença tem pico








