Há que comer água, em vez de beber

por | mar 6, 2012 | Saúde

Esqueça a quase lei de 8 copos de água por dia, há que comer água, em vez de beber. Comê-la é que, conforme recente estudo americano, irá deixá-lo mais jovem, mais magro e muito mais saudável. É necessário consumir muita água todos os dias? Sim, essa verdade é absoluta. Se as nossas células estão desidratadas não conseguem trabalhar em sua capacidade máxima. A médio e longo prazo isso acaba por resultar em dano nos tecidos.

E esta realidade piora com o avanço da idade. Conforme vamos envelhecendo, naturalmente, nossas células vão perdendo água. Essa perda faz com que fique mais difícil para o organismo curar-se de doenças, defender-se de vírus ou bactérias, de manter nosso equilíbrio hormonal, ou de limpar os radicais livres. Mas ai vem a chave da questão: só beber água não resolve.

Se o tecido conjuntivo do seu organismo não segurar a água, estará apenas indo ao banheiro entre 8 e 20 vezes por dia. Basicamente, seu corpo estará como um bolso furado, onde coloca-se a moeda em cima, e cai embaixo. Bebe-se água que simplesmente escoa para fora.

Somente comendo água é que torna-se possível repor a umidade das células. Como isso é possível? O principal ingrediente dos vegetais e das frutas é a água, que somente nas frutas e nos vegetais está rodeada por uma molécula que induz sua entrada nas células. Logo, a melhor maneira de hidratar o corpo é consumir alimentos ricos em água. Pepinos e melancias contêm 97% de água, abobrinhas e tomates, 95%, maças, 84%, e há uma lista imensa…

Comendo alimentos ricos em água vai constatar uma diferença visível, e em cerca de 10 dias, onde seu corpo estará muito mais fortalecido, e em 4 semanas, mais magro, e muito mais hidratado depois de 10 semanas.

Outro fator importante: há muitos mitos em torno do tema água, e um deles é de que o exercício físico provoca desidratação. Não é bem assim. Tudo, na verdade, depende do seu condicionamento físico. Quem mantém um programa regular de treino, ainda que mínimo, consegue manter-se hidratado por muito mais tempo que uma pessoa sedentária. Isso ocorre porque os músculos têm mais água que gordura. Logo, quanto mais músculos você tiver, mais células carregadas de água (hidratadas) terá.

Também é importante saber que a partir dos 25 anos o organismo humano não só reduz a produção de colágeno, como passa a ganhar peso. A média anual é de 1 quilo, ao mesmo tempo em que começa a perder massa muscular, sendo que esta perda varia entre 1/3 e meio quilo. O metabolismo também é afetado, diminuindo cerca de 0,5% ao ano. Ou seja, a partir dos 25 anos torna-se fundamental praticar exercícios físicos. E comer água, ou melhor, comer frutas e vegetais, numa variedade diferente de pelo menos 5 diariamente. Isso para quem quer manter-se jovem e saudável, é claro.