Há mais um bom motivo para tomar café todo dia (e tem a ver com o seu fígado!)

por | ago 27, 2018 | Saúde

Uma boa notícia para os amantes de café: tomar a bebida todos os dias ajuda a prevenir doenças graves do fígado. Foi essa a conclusão de um estudo de mais de 26 anos com mais de 14 mil participantes, realizado pelo Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health.

Café diminui chances de doenças hepáticas

Segundo os cientistas, os indivíduos com o hábito de beber mais de três xícaras de café por dia tinham 21% menos chances de ficarem hospitalizados em decorrência de doenças hepáticas. A correlação entre a bebida e o fígado saudável foi mantida pelos pesquisadores mesmo depois de ajustes feitos também com outros fatores, como renda, raça, outros problemas de saúde e dietas individuais.

Os resultados mostram que consumido em níveis baixo e moderado, o café não é prejudicial ao órgão vital. Muito peço contrário: de acordo com os pesquisadores, a ideia de que beber café é bom para o fígado não é nova e estudos anteriores já comprovaram que a ingestão da bebida está diretamente ligada à diminuição no desenvolvimento de cirrose hepática. Especialmente entre os indivíduos que não abrem mão do álcool com frequência.

Outras pesquisas também mostraram que o café desacelera o desenvolvimento da hepatite C. Segundo estudos do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, o consumo regular da bebida foi associado a menores taxas de progressão da doença.

Benefícios do café para a saúde