Há dois tipos de chocolate que podem intoxicar o corpo (e são os mais consumidos)

por | set 24, 2018 | Saúde

Além de resultar em aumento de peso, favorecer quadros de refluxo e, em alguns casos, elevar os riscos de enxaqueca, o consumo exagerado de chocolate pode causar intoxicação no corpo e sobrecarregar o fígado e o intestino, pois dificulta a metabolização de gordura.

Chocolate em excesso causa intoxicação

De acordo com a nutróloga Dra. Ana Valéria Ramirez, exagerar na ingestão de chocolate pode resultar em uma intoxicação alimentar, especialmente se o excesso for cometido com os dois tipos mais comuns do doce: o branco e o ao leite.

Os chocolates branco e o ao leite são considerados os mais “perigosos” porque têm baixo teor de cacau e muito açúcar, manteiga de cacau e outras gorduras industrializadas, afirma a especialista.

O chocolate amargo, com maior teor de cacau, é indicado como o mais saudável. A versão com mais de 70%, por exemplo, tem mais antioxidantes vindos do cacau, além da gordura boa, que beneficia o organismo.

Os sintomas mais comuns provocados por uma intoxicação alimentar causada pelo consumo excessivo de chocolate são: dor abdominal, de cabeça, cólica, náuseas, vômitos, diarreia e mal-estar.

ShutterStock

Mas não é preciso abandonar completamente o consumo de chocolate. Com moderação e cuidado é possível, sim, degustar o doce: a quantidade de chocolate ideal para consumir ao dia e preservar a saúde é cerca de 30 gramas, o equivalente a um bombom.

Outra dica importante é comer o chocolate preferencialmente depois das grandes refeições para não provocar uma carga muito alta de insulina no organismo, já que as fibras, proteínas e carboidratos vão ajudar a reduzir o pico de açúcar.

Chocolate faz bem ou mal para a saúde?