Localização, pressão, duração e intensidade são apenas algumas das variáveis que diferenciam os diversos tipos de dores de cabeça.
Há 3 tipos considerados os mais comuns e aprender a identificar corretamente os sintomas e fazer um relato detalhado ao médico são medidas essenciais para achar o tratamento mais indicado e que garanta alívio completo dos incômodos.
Tipos mais comuns de dor de cabeça

Enxaqueca
De intensidade moderada ou forte, capaz até de impedir tarefas comuns do dia a dia, a dor de enxaqueca é pulsátil e localizada em um dos lados da cabeça. Os sintomas mais comuns são, além dos incômodos latejantes na cabeça, náuseas, sensibilidade a som e luz, visão turva e tonturas.

A enxaqueca ainda pode ser definida entre dois principais tipos: com aura ou sem aura. Mais intensa, a enxaqueca com aura é marcada por dores de cabeça acompanhadas ou seguidas por flashes de luz, pontos cegos ou formigamento nas mãos ou nos pés.
Os gatilhos das crises de enxaqueca podem estar relacionados a mudanças no padrão de sono, estresse elevado, presença constante em ambientes barulhentos ou com luzes e odores fortes, alterações climáticas e de pressão atmosférica ou até mesmo um jejum mais duradouro.

Estudos apontam que a enxaqueca pode aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).
Cefaleia tensional

A dor de cabeça tensional é caracterizada como um incômodo que pode variar de intensidade ao longo do dia e afetar a frente e/ou os lados da cabeça. O desconforto é semelhante ao uso de uma faixa muito apertada na cabeça.
A cefaleia tensional geralmente é persistente e prolongada, e tem como principais sintomas cansaço excessivo, insônia, irritabilidade, diminuição da concentração e sensibilidade a luzes e ruídos.
Cefaleia em salvas

Considerada a dor de cabeça mais intensa, a cefaleia em salvas afeta mais os homens e é caracterizada por incômodo intenso ao redor de um dos olhos e nas têmporas. Este tipo de dor de cabeça ainda provoca diminuição do tamanho da pupila, lacrimejamento, congestão nasal e ocular.
A cefaleia em salvas pode se manifestar diversas vezes ao longo de um mesmo dia e sempre afeta o mesmo lado da cabeça. Quem sofre da condição não consegue alívio com analgésicos tradicionais e geralmente precisa de remédios indicados por um neurologista. Em casos mais graves até mesmo uma cirurgia pode ser recomendada para um quadro crônico de cefaleia em salvas.
Como acabar com a dor de cabeça
- Como acabar com a dor de cabeça: 6 truques que ajudam a passar
- Quais são os chás indicados para aliviar a dor de cabeça?
- Dor de cabeça no trabalho: fatores que podem estar provocando o problema