Guia para comprar os saltos mais confortáveis

Você ama sapatos de salto, mas, sempre que os usa, sofre com dores no pé e dificuldade para andar em calçadas desniveladas? Apesar de algumas mulheres serem imunes ao desconforto causado pelo salto alto, graças a anos de práticas, algumas parecem não conseguir se acostumar com o acessório.

Leia também:

Dor no pé: 10 medidas para usar salto sem sofrer

Nem todo salto é inimigo; veja mitos e verdades sobre dor nas costas

Pilates para dor nas costas alivia desconforto causado pelo salto

Porém, nem todo salto é sinônimo de sofrimento. É bem verdade que nenhum deles se compara ao conforto de um par de tênis ou chinelos, mas certos modelos são, sim, muito mais compatíveis à anatomia dos pés e, portanto, causam menos dor e prejuízos à saúde. E não, não são apenas aqueles saltinhos de 3 cm que ninguém gosta de usar.

Para não ter mais de escolher entre elegância e conforto, siga o guia a seguir na hora de comprar seus próximos sapatos de salto:

Localização do salto
Se o salto está posicionado muito atrás, na ponta do calcanhar, ele não vai sustentar seu peso propriamente. A linha de centro do salto deve ser diretamente abaixo do centro do seu calcanhar. Saltos mais grossos fazem isso automaticamente, mas, se preferir os modelos mais finos, procure por aqueles que começam levemente mais grossos e depois afinam.

Espessura da sola
Saltos são muito mais confortáveis com um pouco de estofamento, especialmente quando usados sobre superfícies duras. Portanto, algum tipo de plataforma é sempre bem-vindo. Se seus sapatos não têm plataforma, use uma palminha de gel.

Espessura do salto
Quanto mais largo for o salto, maior será sua estabilidade. Sapatos plataforma são ainda mais estáveis, desde que não sejam muito finos e que toda a sola fique em contato com o chão.

Rigidez da sola
Solas rígidas, feitas de madeira ou plástico duro, não são uma boa ideia. Couro e borracha cedem um pouco mais, então eles se movimentam junto com o seu pé e se ajustam melhor a desníveis no solo.

Segurança
Quanto mais facilmente seus pés escorregarem para fora dos sapatos, mais desconfortáveis eles serão. Seus calçados devem ser como uma extensão do seu corpo, e não algo estranho que pode cair a qualquer momento. Os modelos mais indicados são peep toe, scarpin ou sapatos meio abertos com alças nos calcanhares. Botas e sandálias com tiras que passam pela frente e/ou tornozelos são ainda melhores. Entretanto, evite tamancos fechados na frente e abertos atrás.