O vírus H2N2 se desenvolveu no norte da China, circulou entre 1957 e 1968 e, responsável pela chamada gripe asiática, provocou a morte de 4 milhões de pessoas.
Atualmente, a gripe H2N2 é quase esquecida, mas para quem nasceu após sua disseminação pode ser perigosa, já que esses indivíduos não possuem mais os anticorpos necessários para combater a doença.
Gripe H2N2: o que é?
Conhecida como gripe asiática, o H2N2 é um vírus bastante capaz de infectar humanos e, segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), embora tenha sido “substituído” pelo H3N2 em 1968, ainda circula entre aves e suínos, de maneira similar ao Influenza A H1N1.
Sintomas
Os sintomas da gripe H2N2 eram semelhantes aos de outros tipos de gripe, como:
- Febre
- Dores no corpo
- Calafrios
- Fraqueza
- Perda de apetite
Gripe asiática
Causada pela cepa H2N2 da influenza tipo A, a gripe asiática é uma doença respiratória viral resultado da gripe aviária (normalmente encontrada em aves) cruzada com um vírus da gripe humana.
Vacina
Por mais que existam antivirais eficazes contra o Influenza, vacinas ainda são a melhor forma de combater o vírus. Mas a produção é um processo lento e custoso, que depende de vários fatores, que vão desde seu cultivo até sua distribuição em massa.
Gripes: tipos, sintomas e tratamentos
- Gripe H3N2: o que é, sintomas e como se proteger desse tipo de vírus
- Pediatra explica diferença da vacina contra a gripe particular e do SUS
- Cuidados para evitar que gripe em crianças evolua para quadros graves