https://www.instagram.com/p/BhfVC-Llw_-/
Letícia Santiago, participante do Big Brother Brasil 14, surpreendeu seus seguidores com uma foto de barriga de fora. O motivo de tanto burburinho nas redes sociais é causado por uma fato bastante incomum: mesmo grávida de cinco meses, a ex-BBB ainda possui um abdômen liso.
Saiba se é comum a barriga não crescer muito durante a gestação e se isso pode indicar algum risco à criança:
Barriga imperceptível com 5 meses de gestação
A foto que gerou comentários foi publicada pela própria Letícia em sua oficial do Instagram. Na imagem, ela aparece de moletom com uma blusa cropped que deixa o umbigo e cerca de um palmo acima dele à mostra.
https://www.instagram.com/p/Bh62BmBFw41/
Além dos elogios e gratificações pela nova gestação, revelada há pouco tempo, muitos seguidores questionaram a ausência do tradicional barrigão, que povoa o imaginário de todos quando o assunto é gravidez. “Meu deus não tem quem diga que está grávida”, escreveu uma seguidora. “Tá grávida, não. Cadê a barriga, gente????”, rebateu outro fã.
Tamanho da barriga na gravidez importa?
Não é a primeira vez que Letícia chama atenção pela barriga pequena durante a gestação. A ex-BBB, que também é mãe de Miguel, de 11 meses, e de Júlia, de 8 anos, teve essa mesma característica nas gestações passadas e os bebês nasceram saudáveis.
https://www.instagram.com/p/BhuSQHsFeNf/
Durante a gestação, a mãe necessita ganhar peso, em média um por mês, explica o ginecologista e obstetra Maurício Sobral. Esse ganho de peso, entretanto, nem sempre está relacionado ao tamanho da barriga. É possível que as mulheres mantenham uma barriga pequena mesmo engordando e gerando um bebê saudável.
“Depende da alimentação, da prática de exercício físico, da genética”, explica Dr. Sobral, afirmando que a característica tem mais a ver com os hábitos da mãe, embora também possa indicar alguns problemas.
Assim, só o obstetra da grávida pode avaliar se ela está com um bom estado de saúde para desenvolver de forma correta o feto.
https://www.instagram.com/p/BLmsci_hWG-/
Ganhar peso na gestação é necessário
Se o tamanho da barriga não está necessariamente associado ao desenvolvimento do bebê, o ganho de peso da mãe está. De acordo com o especialista, o ideal seria a mãe ganhar cerca de 1 quilo por mês, totalizando 9 ao final da gestação, mas nem sempre esse ganho é progressivo e pode acontecer de se tornar maior após o quarto mês de gestação.
Na reta final, o baixo ganho de peso, especialmente abaixo de 3 kg, pode ser indicativo de alguma complicação envolvendo a formação dos órgãos do bebê ou emagrecimento severo da mãe, explica Dr. Sobral.
“Baixo peso muitas vezes é um indício de que tem pouco líquido amniótico. Em alguns casos, o bebê pode ter algum problema de desenvolvimento dos órgãos e até cerebral. Ou, então, a mãe pode ter emagrecido e, ainda assim, ele ter se desenvolvido normalmente. É difícil, mas acontece”, comenta.