Gorduras saturadas, insaturadas e trans; entenda as diferenças

por | jun 30, 2016 | Saúde

Quem pensa que gordura é tudo igual, está muito enganada. Estão disponíveis nos alimentos três tipos diferentes de gorduras: insaturadas, saturadas e trans saturadas. Enquanto a primeira ajuda o reduzir os triglicérides, as outras duas aumentam o colesterol ruim e trazem uma série de prejuízos ao organismo, principalmente a trans.

Leia também:

Frutas oleaginosas emagrecem mesmo sendo ricas em gorduras

Saiba quais alimentos aumentam a gordura abdominal e fuja deles

Acredite: frutas calóricas ajudam a emagrecer. Conheças os motivos

Gordura insaturada

Abacate é uma das frutas ricas em gorduras insaturadas, que protegem o coração. Crédito: Shutterstock

Existente nas versões mono e poli-insaturada, esta gordura traz apenas benefícios para a saúde. Encontrada nos alimentos de origem vegetal, ela é líquida em temperatura ambiente e atua no organismo reduzindo os níveis de colesterol ruim, os triglicérides (tipo de gordura que entope as artérias e causa a famosa barriguinha de chope) e a pressão arterial.

O azeite é uma excelente fonte desta gordura do bem, assim como as frutas oleaginosas (castanhas, nozes, macadamia) e as sementes (linhaça, abóbora, chia). O abacate também é rico em gordura insaturada, além de vitaminas e minerais.

Gordura saturada

Ela é encontrada nos alimentos de origem animal. Nas carnes vermelhas ela se concentra principalmente na gordura e nas brancas, na pele. O leite e seus derivados (manteiga, creme de leite, iogurte, queijos) também apresentam boas doses desta gordura, sobretudo as versões integrais e os queijos amarelos.

Nutricionista do Dieta Delivery, Brunna Reis explica que em temperatura ambiente, esta gordura se apresenta em estado sólido e, quando é consumida, atua na produção do colesterol ruim (LDL), que sobra na circulação e entope os vasos sanguíneos. Desta forma, quem consome grandes quantidades de alimentos gordurosos, está mais sujeito a desenvolver doenças cardiovasculares.

Um hambúrguer com queijo e bacon é uma bomba de gordura saturada. Que tal substitui-lo por um hambúrguer vegetariano com quinoa e queijo brie?

Gordura trans

Biscoitos, sorvetes e salgadinhos são campeões em gorduras trans. Crédito: Shutterstock

A gordura trans é formada por um processo químico chamado hidrogenação, em que óleos vegetais líquidos são submetidos à alta pressão e temperatura, originando uma gordura sólida com textura ideal para a fabricação de alimentos industrializados. Esta gordura é a responsável por deixar os alimentos mais saborosos, crocantes, cremosos e simpáticos ao paladar.

As principais fontes dessas gorduras são bolachas recheadas, batatas fritas, sorvetes, salgadinhos de pacote, margarinas e fast food. “A gordura trans é a mais nociva à saúde, pois ao mesmo tempo em que aumenta o colesterol ruim (LDL), diminui o colesterol bom, o HDL. Por este motivo as indústrias alimentícias estão reduzindo o uso desta gordura ou mesmo eliminando-a”, relata a nutricionista.

Para saber quanto de gordura trans está levando para casa, fique atenta aos rótulos dos alimentos.

Uma fruta que ajuda o corpo a se livrar do excesso de gordura é o limão. Assista ao vídeo e conheça os outros benefícios.