Gordura no fígado: dicas de alimentação contra o problema

por | jul 25, 2014 | Saúde

O acúmulo de gordura no fígado, chamado também de esteatose hepática, é um problema associado principalmente à obesidade e diabetes – causadas por maus hábitos alimentares, condições crônicas, como a hiperlipidemia ou mesmo à perda muito rápida de peso. Se não tratado, o problema pode evoluir para uma doença hepática crônica com consequente hipertensão portal e falência hepática.

Leia também:
Câncer no fígado: causas, sintomas e tratamentos
G
ordura visceral é perigosa para o coração e para o cérebro
6
 alimentos ricos em sódio que estão no dia a dia e fazem mal para saúde

Sintomas

“A esteatose não costuma dar sinais sobre sua presença, ou seja, normalmente é assintomática. Em casos raros há o relato de um desconforto na região abdominal, fadiga e mal-estar, por isso, o diagnóstico é difícil de ser realizado” explica a nutricionista Dra. Silvia Lancellotti Pinto. A profissional explica que o diagnóstico é feito com o auxílio de exames como ultrassonografia, biópsia e ressonância magnética. Entretanto, reforça a nutricionista, a prevenção é muito mais segura e eficiente.

Alimentos que diminuem a gordura no fígado

De acordo com a Dra. Silvia, uma alimentação saudável de modo geral é a mais recomendada para evitar problemas de saúde, inclusive o acúmulo de gordura no corpo. “Deve-se adotar uma alimentação com ingestão regular de frutas, verduras e legumes, carnes magras, leguminosas, cereais integrais e sementes oleaginosas”, explica. Além de investir em alimentos desintoxicantes, atentar-se aos níveis de colesterol e mantê-lo baixo é importante para evitar o problema.

Quais alimentos evitar

Além disso, a profissional ressalta que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas fragiliza o órgão, enquanto uma dieta rica em gorduras agrava o problema. “Alimentos industrializados como manteiga, maionese, queijos amarelos e frituras, além do tabagismo e do sedentarismo são alguns dos principais fatores para o acúmulo de gordura no fígado”, pontua.