Ao contrário do que muita gente imagina, a gonorreia não é uma doença que faz parte de um passado distante. Muito pelo contrário: 78 milhões de pessoas são contaminadas anualmente pela infecção sexualmente transmissível, segundo a Organização Mundial de Saúde. Conhecer a doença, se proteger e estar ciente dos tratamentos é fundamental para evitar seu contágio, suas complicações e sua transmissão.
Gonorreia: o que é
A gonorreia é uma doença infecciosa, causada por bactéria que pode atingir os órgãos genitais masculinos e femininos, além de garganta e olhos. De acordo com o Ministério da Saúde, a infecção, quando não tratada, pode causar infertilidade e outros danos à saúde.
A transmissão da gonorreia se dá por meio de relação sexual desprotegida, ou seja, sem uso de camisinha, com uma pessoa infectada. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, há uma proporção maior de casos de gonorreia em homens, sendo que, em 70% a 80% dos casos femininos, a doença é assintomática.
Apesar de ser assintomática na maioria dos casos, algumas mulheres podem apresentar sinais como: dor ao urinar ou no pé da barriga, corrimento amarelado ou claro, dor ou sangramento durante a relação sexual.
Entre os homens, os sintomas comuns de gonorreia são: saída de pus ou corrimento pela uretra, dor nos testículos e/ou ao urinar e sensação de “urina quente”.
Tratamento da gonorreia
Homens
Como se trata de uma infecção causada por bactéria (Neisseria gonorrhoeae), a terapia utilizada para combater a gonorreia é à base de remédios antibióticos prescritos por um médico. Durante o período de tratamento é importante manter abstinência sexual ou praticar sexo com preservativo.
Mulheres
As mulheres diagnosticadas com gonorreia devem seguir o mesmo tipo de tratamento administrado aos homens.
Tratamento medicamentoso
Azitromicina, Amoxilina, Ceftriaxona e mais uma série de outros antibióticos para gonorreia podem ser indicados pelo médico para tratar a doença. O tratamento, portanto, é simples, barato e está disponível gratuitamente na maioria nas unidades públicas de saúde.
Tempo de cura
O período de incubação da gonorreia é curto: em alguns casos, os primeiros sintomas podem surgir em 24 horas após a relação sexual desprotegida. Identificar os sinais e realizar exames para diagnosticar a infecção, portanto, é bastante importante.
O tempo de cura da gonorreia também é rápido, ocorrendo entre 3 e 5 dias após o início do tratamento com o medicamento antibiótico indicado pelo profissional de saúde.
O que você precisa saber sobre gonorreia
- Sexo oral desprotegido está espalhando gonorreia super-resistente
- Você pode ter gonorreia na garganta e bochecho ajudaria a prevenir
- Gonorreia: sintomas em homens e mulheres são muito diferentes