A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça crônica caracterizada por dores pulsáteis nas têmporas e laterais da cabeça, muitas vezes acompanhada de intensa sensibilidade à luz, sons, náusea e vômitos. Entre os brasileiros, esse problema é relativamente comum: segundo relatório do Ministério da Saúde, entre 5 e 25% das mulheres e entre 2 e 10% dos homens sofrem com essa doença.
Leia também:
Receita natural para dor de cabeça
Gengibre para queimar gordura
Tipos de dor de cabeça que afetam as mulheres
Embora a origem exata dessa dor crônica ainda seja desconhecida, sabe-se que está relacionada a fatores genéticos e a alterações nas células cerebrais, muitas vezes ocasionadas por fatores externos – stress, má alimentação, cansaço, entre outros. O resultado é a constrição e dilatação seguida dos vasos sanguíneos e a liberação de substâncias que os inflamam.
Gengibre contra a enxaqueca
A boa notícia para quem sofre com esse problema é que existem alguns alimentos contra enxaqueca com potencial de reduzir os sintomas e, gradativamente, preveni-los em crises futuras. Entre eles, o de mais destaque é o gengibre. “O gengibre é utilizado há séculos pela medicina oriental principalmente em função de sua ação anti-inflamatória. Seu princípio ativo mais importante é o gingerol, que bloqueia a ação de certas substâncias que causam a dor e ajuda a reduzir a inflamação”, explica a nutróloga Dr. Macella Garcez, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Rico em nutrientes importantes como potássio e magnésio, a ação do gengibre no combate aos sintomas da enxaqueca e mesmo da dor de cabeça comum está relacionada também às propriedades vásculo tônicas. “O efeito do gengibre no estímulo à circulação sanguínea já é comprovado cientificamente. Isso facilita o fluxo sanguíneo no cérebro – o que é benéfico para aliviar a enxaqueca e para prevenir outras doenças vasculares” comenta a médica.
Como consumir
De acordo com a nutróloga, o gengibre pode ser consumido regularmente, in natura ralado, em chá em pó ou em bala, e a ingestão frequente é ainda mais eficaz para prevenir os sintomas da enxaqueca em longo prazo. “Ele pode ser combinado a outros chás e sucos como o chá verde e o suco de maracujá. Para consumir a noite, por exemplo, o maracujá e ervas como cidreira e camomila, adicionarão seu efeito calmante ao gengibre”, pontua.
Receita de chá de gengibre
Para 500ml de água, rale 25g de gengibre fresco. Ferva a bebida por 15 minutos, coe e deixe esfriar antes de beber.