Gel feito de vírus é capaz de matar bactérias: entenda como funciona avanço da ciência

Pesquisadores da McMaster University, no Canadá, desenvolveram um novo gel feito inteiramente a partir de vírus que matam bactérias e pode ser útil em inúmeras aplicações, favorecendo desde procedimentos médicos até proteção ambiental.

Especializado no desenvolvimento de soluções de engenharia para doenças infecciosas, o laboratório da instituição cultivou, reuniu e trabalhou sobre um tipo de vírus chamado bacteriófagos (ou simplesmente fagos) que, como indica o nome, “come” as bactérias.

Como funciona o gel antibacteriano feito de vírus

Shutterstock

Em entrevista ao site especializado em notícias científicas EurekAlert, a engenheira química Zeinab Hosseini-Doust, líder da pesquisa, explicou que o gel antibacteriano contém 300 trilhões de fagos, que são os organismos mais numerosos da Terra, superando todos os outros organismos combinados, incluindo as bactérias.

Shutterstock

Os fagos estão em toda parte, inclusive dentro de nossos corpos, afirma a engenheira. Eles são predadores naturais das bactérias e, no laboratório, foram reunidos em grande concentração para criar um material sólido, ou seja, o gel antibacteriano de cor amarela e consistência gelatinosa.

Precisamos de novas maneiras de matar bactérias, e os bacteriófagos são uma das alternativas promissoras, pois podem eliminar até mesmo as bactérias mais resistentes aos antibióticos, diz Lei Tan, co-autor do artigo científico.

Hosseini-Doust diz que o DNA dos fagos pode ser facilmente modificado para atingir células específicas, incluindo células cancerígenas. Através de uma tecnologia avançada, é possível ainda encontrar fagos que atinjam plásticos ou poluentes ambientais.

Combater bactérias