A endometriose é caracterizada pelo crescimento anormal da camada que reveste o útero para fora do órgão, atingindo geralmente outras áreas da região pélvica. Como consequência, gera fortes cólicas, dores durante a relação sexual, menstruação irregular, e até infertilidade.
As causas deste distúrbio ainda não são claras, mas segundo o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli alguns estudos já comprovaram que mulheres bem-sucedidas são mais suscetíveis à baixa imunidade – o que pode aumentar o estresse e, assim, ocasionar o desenvolvimento da doença.
Fatores incomuns que agravam a endometriose

O médico afirma que assim como fatores emocionais são considerados agravantes da endometriose, outras condições ambientais também podem piorar o quadro. Entre eles, estão coisas inusitadas que ninguém imagina que possam complicar ainda mais a doença.
“As garrafas pets estão entre a principal influência ambiental, junto com a poluição do ar os alimentos ricos em conservantes. Produtos artificiais agridem também o organismo e o sistema imunológico, provocando a endometriose”, completa o Dr. Domingos. Veja de que forma estes fatores agem no corpo:
1. Garrafas pet
Estas garrafas normalmente são fabricadas de plástico e, a maioria deles contém o Bisfenol A (BPA), que pode afetar os hormônios sexuais. Este e outros produtos químicos utilizados na composição das garrafas pet têm efeitos em diversas funções do organismo, podendo comprometer a ovulação, síndrome do ovário policístico e até a endometriose.
2.Gorduras trans
Estudos de observação analisaram a dieta de mulheres que ingeriam alimentos ricos em gorduras trans. Estas mulheres tiveram aumento de 48% nos riscos de endometriose. Mas independente do resultados, especialistas afirmam que este tipo de gordura não faz bem para o organismo e deve ser evitado. Nos rótulos dos produtos, é possível identificar este ingrediente.

3. Carne vermelha
Uma pesquisa realizada com mais de 81 mil mulheres entre 1991 e 2013 avaliou diversos tipos de proteínas e sua relação com a endometriose. E descobriu que quanto mais carne vermelha uma mulher consome por semana mais são as chances de ter a doença.
4. Poluição
Fatores ambientais como a combustão de poluentes que acumulam toxinas (dioxinas) nos tecidos femininos também podem deixar as mulheres mais propensas a desenvolver a endometriose.
5. Alimentos processados
Este tipo de alimento não só é pobre em nutrientes e fibras, como também contém mais gorduras e açúcares que não são nada saudáveis para o organismo. Estas substâncias agridem o organismo e promovem inflamação e dor, dando brecha para doenças como a endometriose.