Frutinha famosa por tratar infecção urinária deve ser consumida deste jeito para ter efeito

por | out 27, 2018 | Saúde

Apesar de ainda não ser tão comum na dieta dos brasileiros, o cranberry, também conhecido como oxicoco, é uma frutinha rica em vitaminas, polifenois e fitoquímicos que têm ação antioxidante, combatem o colesterol e protegem o coração.

O cranberry não é cultivado no Brasil, mas pode ser encontrado facilmente em supermercados em sua forma desidratada, como passas, ou como sucos concentrados ou congelados. A fruta também é bastante conhecida por ser poderosa aliada no tratamento de infecção urinária.

Suco de cranberry para tratar infecção urinária

ShutterStock

O cranberry apresenta compostos muito eficientes para prevenir e tratar infecção urinária e cistite, uma vez que inibem a aderência das bactérias nas vias urinárias.

De acordo com o nutrólogo Maximo Asinelli, a melhor forma de consumir o cranberry para combater a condição é bebendo o suco da fruta.

A recomendação é beber ao menos um copo de suco de cranberry diariamente, de preferência pela manhã. Para as que já sofrem com problemas recorrentes do trato urinário, o ideal é consumir de dois a três copos todos os dias, explica o profissional.

shutterstock

Como cranberry combate infecção urinária?

Na grande maioria das vezes, a cistite é causada pela bactéria escherichia coli, que provoca redução do jato urinário, dores na bexiga e ardência na hora de urinar.

O principal responsável pela ação preventiva do cranberry é uma substância chamada proantocianidina tipo A (PAC A), fortemente associada ao impedimento da adesão da bactéria escherichia coli no trato urinário.

Como o tratamento da infecção urinária recorrente é feito com antibióticos e, quando descontinuado, pode levar a novos episódios. A prevenção com o consumo de cranberry é uma opção natural recomendada para não causar resistência bacteriana como acontece com antibióticos.

Infecção urinária: causas e tratamentos