As frutas cítricas já são bastante presentes no cardápio dos brasileiros. E quem ainda não possui o hábito de ingerir esses alimentos tem mais um motivo para incluí-los no dia a dia. Segundo estudo divulgado pela Universidade de East Anglia, na Inglaterra, o consumo de frutas cítricas como laranja, limão, kiwi, toranja e outras, é capaz de reduzir as chances de incidência de acidente vascular cerebral (AVC).
Leia também:
4 frutas vermelhas que fazem bem para a saúde
Smoothies funcionais para fazer em casa
Pitanga é aliada no combate à pressão alta
O efeito das frutas cítricas contra o AVC decorre de suas propriedades antioxidantes, especialmente das substâncias flavonoides. Isso porque elas funcionam como anti-inflamatórios naturais e conseguem melhorar o fluxo dos vasos sanguíneos e facilitar a circulação corporal.
Além disso, o ácido fólico presente nessa classe de frutas ajuda a diminuir a quantidade de homocisteínea, substância associada a doenças cardiovasculares, no organismo. O ácido cítrico, também presente nesses alimentos, ajuda ainda a melhorar a viscosidade do sangue, o que contribui para facilitar sua circulação.
Receita de salada com frutas cítricas
Ingredientes
- 2 tangerinas sem casca e cortadas em gomos
- 1 limão (com as raspas separadas e cortado em rodelas)
- 1 laranja (com as raspas separadas e cortada em rodelas)
- 1 colher de sopa de suco de limão siciliano
- 1 cebola roxa cortada em cubos
- 1 colher de sopa de azeita
- ½ de sopa de chá de sal
- 1 pé de alface com as folhas soltas
Como preparar
Em uma tigela, misture, primeiramente, todas as frutas, depois, o azeite e o sal. Em seguida, corte as folhas de alface com as mãos e misture bem. Consuma a salada fresca.