O refluxo, como é conhecido o refluxo gastroesofágico, ocorre quando o que deveria ir do estômago para o intestino faz o caminho inverso e volta para o esôfago. Isso significa que acontece um refluxo de ácidos estomacais que vão inflamando e lesionando o esôfago, podendo causar de desconforto a complicações graves.
O refluxo acontece quando o músculo esfíncter, que deveria impedir que o suco gástrico volte para o esôfago, não fecha bem, deixando vazar o conteúdo estomacal. É uma condição que atinge mais de 20% da população e pode ser causada por fatores como alergias alimentares, produção excessiva ou ineficiente de ácido, gravidez, efeitos colaterais de medicamentos e fraqueza no esfíncter, entre outros.
A boa notícia é que existem f ormas naturais de combater o refluxo. Confira!
Acerte na alimentação
A alimentação tem um papel crucial tanto na prevenção quanto no tratamento do refluxo gastroesofágico. Os cuidados incluem tanto o que se como como quanto e como se come.
A dieta anti-refluxo foca em diminuir ou eliminar alimentos que irritem as mucosas intestinais ou aumentem a acidez do organismo. Veja nossas dicas para manter o refluxo e a queimação estomacal longe:
Fuja dos ácidos
Dê um tempo no suco de laranja e abacaxi e invista no suco de aloe vera. Evite alimentos ácidos como frutas cítricas, pimentões e principalmente tomates. Cebolas, especialmente cruas, e alho também devem ser evitados, pois aumentam a acidez.
Pimentas estão fora do cardápio também, aposte em temperos como gengibre, canela, coentro e salsinha.
Bebidas como café e chás com alto teor de cafeína entram na mesma categoria. Vá de chá de camomila, que é excelente para o estômago. Atenção: o café descafeinado também é ácido, então não está liberado!
Quem sofre de refluxo deve restringir álcool e cigarros, que aumentam o refluxo. Bebidas energéticas também estão fora, pois tem altíssimas doses de cafeína.
Calma no glúten
Mesmo que não seja intolerante a glúten, vale a pena maneirar no seu consumo, já que tudo que leva glúten é de digestão mais difícil. Use a oportunidade para experimentar novos sabores, como por exemplo a tapioca no lugar do pão, o macarrão de farinha de arroz, a quinoa e a cevadinha.
Novos hábitos
Além dos cuidados com alimentação, existem alguns bons hábitos que ajudam a combater o refluxo:
- Coma pratos menores
- Beba bastante líquido entre as refeições
- Evite suco durante as refeições (ao comer, só água)
- Coma alimentos na temperatura ideal, nem muito quente nem gelado
- Não coma 3 horas antes de ir dormir
- Duram com a cabeça mais elevada que o corpo (cerca de 15cm)
- Evite tomar anti-ácidos, eles inibem a digestão correta –eles parecem ajudar na emergência, mas a longo prazo complicam ainda mais a condição.
- Coma frutas antes ou entre as refeição e não imediatamente depois
- Perca peso
- Procure atividades físicas que combatam o estresse
Conhece mais alguma forma natural de combater o refluxo? Conte nos comentários.